Significado de Arqueiro substantivo masculino Soldado armado de arco, frecheiro.
Dessa forma, não haviam traves para que pudesse existir um gol com dimensões originais. Assim, os arcos das construções passaram a ser a meta, abrigando os tentos das partidas. Logo, aquele que defendia o arco passou a ser denominado arqueiro.
O goleiro ou guarda-redes (em tempos antigos, também chamado arqueiro ou porteiro, no Brasil, e quíper/keeper, em Portugal) é um atleta presente em alguns desportos coletivos, como futebol, futsal, handebol, hóquei (em qualquer dos vários tipos), entre outros.
Ser goleiro é ser herói e vilão. É querer evitar o inevitável, achando que dava para defender o mais indefensável dos chutes. Depois de uma grande defesa, mesmo que não te agradeçam, saber que você é tão importante quanto o atacante.
Quais as melhores dicas para ser goleiro?
ELEMENTOS DAS TÉCNICAS INDIVIDUAIS DE GOLEIRO Empunhadura ou Pegada Defesa Espalmada Reposição de Bola Saída de Gol Fundamentos dos jogadores de linha EMPUNHADURA OU PEGADA É a maneira como o goleiro segura a bola, é um dos movimentos mais utilizados pelo goleiro.
DEFESAS CLASSIFICAÇÃO DAS DEFESAS (Agarra firme a bola) Defesa alta: Pegada que o goleiro efetua acima da cabeça. Defesa média: Pegada que o goleiro efetua com a bola entre a altura da cabeça e o peito. Encaixada: Pegada para bolas na altura da cintura, que se executa com as mãos e antebraços servindo de trilhos.
Tecnicamente o(a) goleiro(a) deve ter agilidade, flexibilidade, equilíbrio, coordenação e um ótimo tempo de reação. Ter habilidade com as mãos e com os pés, saber realizar queda, rolamento, lançamento, passe e chute.
Partindo da posição básica, o goleiro desloca-se lateralmente sem cruzar os pés e sem encostar um pé no outro. Numa situação próxima de defesa, o deslocamento deve ser feito na ponta dos pés, facilitando o desequilíbrio do corpo para uma ação de defesa.
Este jogador, dentro de sua área de gol, poderá tocar a bola com qualquer parte do seu corpo, enquanto em tentativa de defesa. O goleiro pode, também, deslocar-se em posse de bola dentro de sua área de gol sem submeter-se às regras que se aplicam a outros jogadores nesta mesma situação.
Gol – quando a bola ultrapassa, entre as traves, por completo a linha de meta. Defesa do goleiro – quando o goleiro toca na bola, após uma finalização. Trave – quando a bola toca a trave ou o travessão após uma finalização. Fora – quando a bola não atinge a área de meta (gol) após uma finalização.
O goleiro é o único jogador que pode se deslocar para qualquer posição da quadra; é o único que pode parar ou rebater a bola com os pés (mas isso apenas na sua área), fora dela deve jogar como qualquer jogador de linha.
Resposta: O goleiro de handebol pode sair da sua área pra ajudar sua equipe no ataque ou contra-ataque.
É permitido lançar, bater, empurrar, socar, parar e pegar a bola, não importa de que maneira, com a ajuda das mãos, braços, cabeça, tronco, coxas e joelhos. Segurar a bola durante o máximo de três segundos, mesmo ela estando no chão. Fazer o máximo de três passos com a bola na mão.