Atualmente, os documentos que norteiam a educação básica são a Lei nº 9.
É uma possibilidade que os documentos oficiais orientam para ser considerada na prática da Matemática em uma perspectiva interdisciplinar e contextualizada como parte do desenvolvimento gradativo da autonomia e formação da cidadania, a partir do âmbito da escola.
800 horas
Em função da pandemia da Covid-19, foi editada, em abril, a Medida Provisória (MP) 934/2020, que dispensou os estabelecimentos de ensino de Educação Básica e de Educação Superior a cumprir o mínimo de 200 dias letivos no ano de 2020, mantendo a exigência da carga horária de 800 horas para a Educação Básica.
A rede pública estadual vai ampliar a carga horária de língua portuguesa e matemática para o ensino fundamental e médio regulares. ... As turmas de 9º ano do ensino fundamental regular passam a ter 25 horas semanais (antes eram 22h), as quais foram acrescidas com aulas de Língua Portuguesa e Matemática.
Um Professor I - Ensino Fundamental ganha em média R$ 2.
Em primeiro lugar, o tempo efetivo de duração de uma aula que, na maioria, é de 50 minutos, é denominado hora-aula; E, o período de 60 minutos utilizados para contabilizar a carga horária de integralização do curso é a hora-relógio.
II - em unidades escolares com três turnos diurnos e calendário específico de semana de 6 (seis) dias letivos: carga horária de 24 (vinte e quatro) aulas semanais, com duração de 50 (cinquenta) minutos cada, totalizando 960 (novecentas e sessenta) aulas anuais.
Todavia, a supracitada lei trouxe mudanças e, após a reforma, tal dispositivo passou a determinar que o profissional de ensino pode lecionar em uma mesma escola por mais de um turno, desde que não ultrapassada as 44 (quarenta e quatro) horas semanais.
No ciclo II do Ensino Fundamental, tanto no período diurno como no noturno, o total de aulas de matemática passará de cinco para seis semanais, correspondendo a um aumento de 20%. Nesse mesmo ciclo, as aulas de língua portuguesa terão esse mesmo aumento em todos os anos, exceto no 9º, que continuará com cinco aulas.
Projeto de lei que estabelece carga horária mínima de duas horas de aulas de educação física por semana nos ensinos fundamental e médio nas escolas públicas e particulares de todo o país está pronto para inclusão na pauta da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).
A carga horária é de 8 horas por dia, 44 horas semanais e 220 horas mensais.
Educação Física: R$ 2.