EQST

O Que Psicoterapia Breve E Focal?

O que é psicoterapia breve e focal?

Há que se fazer uma diferenciação entre a psicoterapia focal e a psicoterapia breve: na primeira, procura-se resolver a queixa do paciente ou um conflito predominante; na segunda, trata-se de ajudar a encarar os diversos conflitos predominantes que determinam variados quadros na psicopatologia psicodinâmica.

O que é terapia focal?

A Terapia Focal é uma modalidade de Psicoterapia Breve Psicodinâmica que se desenvolveu a partir das contribuições de S. Ferenczi (Técnica Ativa); F. Alexander (Experiência Emocional Corretiva); D. Malan (Foco e Triângulos de Interpretação); P.

Quais são os tipos de psicoterapia breve?

Nesse sentido, a psicoterapia breve se divide em três modalidades:
  1. Estrutural ou de impulso. Nessa modalidade são utilizadas entrevistas e testes psicológicos, com a finalidade de elaborar um diagnóstico de conflito primário associado ao problema principal do paciente. ...
  2. Relacional. ...
  3. Integrativo ou eclético.
29 de mar. de 2017

Qual é o foco da psicoterapia breve?

O principal objetivo da terapia breve é obter redução dos sintomas incapacitantes e que geram sofrimento e uma melhora da qualidade de vida em curto prazo. É uma intervenção terapêutica com tempo e objetivos limitados.

Que tipo de abordagem psicológica deve ser aplicada em psicoterapia breve?

A Psicoterapia breve ou Terapia breve é um tratamento psicológico que tem como especificidade a ênfase no trabalho com um foco. A maioria dos autores trabalha com um limite de tempo, definido logo de início ou depois de algumas sessões.

Quais são os princípios fundamentais e o que caracteriza a psicoterapia breve?

A técnica proposta por Knobel (1986) se sustenta em quatro princípios: é não-transferencial, não-regressiva, elaborativa de predomínio cognitivo, e mutação objetal (experimentar uma nova vivência de uma situação conflitiva).

Como funciona a terapia Psicodinamica?

O processo psicodinâmico é baseado em métodos e técnicas que se utiliza principalmente da escuta terapêutica, ou seja, da fala do paciente sobre si mesmo, sua vida. A intervenção, ato ou interpretação do analista parte sempre do que foi trazido pelo paciente, da análise dos sintomas.

O que é uma abordagem Psicodinamica?

Psicodinâmica é o estudo e teorização sistemáticos das forças psicológicas que agem sobre o comportamento humano, enfatizando a interação entre as motivações consciente e inconsciente. O conceito original de "psicodinâmica" foi desenvolvido por Sigmund Freud.

Quantas sessões têm uma psicoterapia breve?

Na Psicoterapia Breve a quantidade de sessões é combinada desde a primeira sessão, podendo ser 8, 12 ou 20 sessões, por exemplo.

Quando a psicoterapia breve não é indicada?

Não é recomendado para casos com qualquer comprometimento Psicótico, como o caso de uma pessoa com depressão grave com risco de suicídio. É contra indicada para o tratamento como o Autismo, a Esquizofrenia, Transtorno Bipolar, Retardo Mental e Transtornos de Personalidade Anti-Social.

Como é desenvolvido o foco principal na psicoterapia?

O paciente é orientado a esse foco através de interpretações parciais, atenção seletiva e “omissões deliberadas”, que significa deixar passar material atraente sempre que este se mostre irrelevante ou afastado do foco. Fiorini (2004) afirma que “a focalização da terapia breve é sua condição essencial de eficácia” (p.

Como é caracterizada a psicoterapia breve pela abordagem cognitiva?

A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma modalidade breve de atendimento por natureza, mas que ainda se mantém interessada na busca de intervenções cada vez mais breves e eficazes. Este estudo teve como objetivo avaliar o efeito de atendimentos breves em TCC em sintomas de depressão e ansiedade.

O que é psicodinâmica breve?

A Psicodinâmica é uma abordagem da psicologia que está diretamente ligada às teorias trabalhadas pela Teoria Psicanalítica. Essa abordagem trabalha os conflitos que estão no nosso inconsciente, ou seja, que não estão de fácil acesso nos nossos pensamentos e no nosso dia-a-dia, afirmam os psicólogos.

Fazem parte da abordagem psicodinâmica as psicoterapias?

A Psicodinâmica é uma abordagem da psicologia que está diretamente ligada às teorias trabalhadas pela Teoria Psicanalítica. Essa abordagem trabalha os conflitos que estão no nosso inconsciente, ou seja, que não estão de fácil acesso nos nossos pensamentos e no nosso dia-a-dia, afirmam os psicólogos.

Quais as técnicas da abordagem em psicodinâmica?

As principais técnicas usadas por terapeutas psicodinâmicos incluem livre associação, interpretação de sonhos, reconhecimento de resistência, transferência, trabalho com memórias dolorosas e questões difíceis e construção de uma forte aliança terapêutica.

Quais são os objetivos da psicodinâmica do trabalho?

A Psicodinâmica do Trabalho busca compreender os aspectos psíquicos e subjetivos que são mobilizados a partir das relações e da organização do trabalho.

Quanto tempo dura psicoterapia breve?

Qual a duração da psicoterapia breve? A duração do acompanhamento vai depender de cada caso, podendo ir de algumas sessões a meses de terapia. Com esta modalidade, porém, o psicólogo nunca poderá superar um ano de atendimento. As sessões têm duração média de 50 minutos.