EQST

O Que Provoca Ferritina Baixa?

O que provoca Ferritina baixa?

Quando a quantidade de ferro no corpo não é o suficiente as reservas são consumidas, levando a uma diminuição no nível de ferritina. A ferritina baixa pode provocar: Dores articulares, falta de energia, diminuição da libido, fadiga, fraqueza, dores abdominais, irritabilidade, sonolência e insuficiência cardíaca.

Quanto é Ferritina baixa?

As concentrações de ferritina sérica se correlacionam aos depósitos totais de ferro do corpo. A variação normal, na maioria dos laboratórios, é 30 a 300 ng/mL e a média é 88 ng/mL em homens e 49 ng/mL em mulheres. Níveis baixos (< 12 ng/mL) são específicos da deficiência de ferro.

Qual o melhor tratamento para Ferritina baixa?

Medicamentos mais usados para combater a anemia ferropriva

  1. Combiron. O Combiron ou Combiron fólico é um medicamento comumente usado para tratar anemia causada por deficiência de ferro e também por deficiência de ácido fólico. ...
  2. Noripurum. ...
  3. Ferronil.

Como aumentar o ferro no sangue rápido?

3 truques para enriquecer os alimentos com ferro

  1. Cozinhar os alimentos numa panela de ferro;
  2. Tomar um copo de suco de laranja ou limão sempre que consumir alimentos ricos em ferro de fonte vegetal;
  3. Fazer sucos de frutas com vegetais como por exemplo, o suco de abacaxi com salsinha.

Quem tem ferritina pode comer carne de porco?

Alguns alimentos ricos em ferro que podem aumentar a ferritina são: carnes de boi ou porco, fígado de boi, miúdos de galinha, coração , feijão, gema de ovo , cereais matinais, beterraba e vegetais verde escuros (agrião, rúcula, espinafre, brócolis).

Qual a carne que não tem ferro?

2. Ferro

  • Peito de frango (0,4 mg a cada 100 g);
  • Coxa de frango (0,9 mg a cada 100 g);
  • Carne de porco (0,7 mg a cada 100 g);
  • Feijão cozido (1,7 mg a cada 100 g); e.
  • lentilha marrom (2,37 a cada 100 g).

Como baixar a ferritina com remédio caseiro?

-Fazer uso de fitatos (sementes), fibras, pectina (maçã, pêra, etc), cálcio (leite e derivados), taninos encontrados nos chás e café, e oxalatos presente no chocolate amargo para diminuir a absorção do ferro. -Procurar tomar chá verde antes ou depois das refeições para diminuir a absorção de ferro.

Quais os alimentos que são pobres em ferro?

Dieta Pobre em Ferro

  • Costelas de porco, vitela, cordeiro, fígado, peixe, galinha, mariscos,
  • Rim, coração, carne magra, feijão seco, frutas secas, melaço,
  • Pão de trigo, pães integral e enriquecidos, cereais, agrião, couve.
  • Cheiro-verde, taioba, favas, grão-de-bico, ervilha, lentilha,
  • Grãos integrais ou enriquecidos, nozes, castanhas,

O que fazer quando a ferritina está baixa?

Os sintomas de ferritina baixa, geralmente, incluem cansaço, fraqueza, palidez, falta de apetite, queda de cabelo, dores de cabeça e tonturas. Seu tratamento pode ser feito com a ingestão diária de ferro ou com dietas ricas em alimentos com vitamina C e ferro, como carne, feijão ou laranja.

O que causa transferrina baixa?

Como é produzida no fígado, a transferrina está baixa quando há doença hepática. Como os níveis de transferrina também diminuem quando não há proteínas suficientes na dieta, o exame pode ser usado para monitorar a nutrição.

O que é índice de saturação de transferrina?

O IST (índice de saturação da transferrina) representa a razão entre o ferro sérico e a capacidade total de ligação do ferro. Valores normais são de 15 a 50% dos sítios de ligação da transferrina ocupados pelo ferro, dependendo do sexo.

O que é ferritina alta?

A presença de uma ferritina> 200 a 300 ng / mL em homens ou> 150 a 200 ng / mL em mulheres é sugestiva da presença de sobrecarga de ferro [4]. Ferritina sérica elevada em associação com saturação de transferrina alta é geralmente um sinal de sobrecarga de ferro (hemossiderose e hemocromatose) 3.

Para que serve a dosagem de ferritina?

A ferritina é uma proteína produzida pelo fígado, responsável pelo armazenamento do ferro no organismo. Assim, o exame de ferritina séria é feito com o objetivo de verificar a falta ou excesso de ferro no organismo, por exemplo.

O que é o exame de transferrina?

O objetivo do exame é analisar a distribuição e o transporte do ferro no interior do corpo. Este exame não necessita de agendamento.