Protração é o movimento de uma parte do corpo na direção anterior, isto é, sendo puxada para frente. O movimento de protração é o oposto do movimento de retração.
Em relação as ações musculares, podemos definir como movimentos padrões da escápula : a elevação, depressão, protração, retração, rotação para cima e rotação para baixo, que influenciam nos movimentos do braço.
O ligamento longitudinal anterior comporta-se durante o movimento do tronco da seguinte maneira, na flexão anterior do tronco se encontra relaxado na extensão e flexão lateral do tronco encontra-se tensionado. O mesmo impede o movimento de hiperextensão pelo fato de se localizar anteriormente aos corpos vertebrais.
Coluna Vertebral e suas Articulações
Os ossos da coluna são chamados de vértebras. Existem 33 vértebras na coluna, sendo 7 cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, 5 sacrais e 4 coccígeas.
As fisiológicas são: cifose torácica e sacral e lordose cervical e lombar. E as patológicas são: hiperlordoses e hipercifoses e hipolordoses e hipocifoses.
Ela apresenta curvaturas, não sendo completamente retilínea. No plano sagital, há quatro curvaturas: curvatura cervical, curvatura torácica, curvatura lombar e curvatura sacrococcígea.
A coluna vertebral é formada de pequenos ossos, chamados vértebras, e quando observada de lado possui dois tipos de curvaturas naturais: a cifose e a lordose.