Produtos são espécies que se formam de reações químicas, ou, em outros termos, um produto é uma substância que forma-se como o resultado de reações químicas ou biológicas (em reações que são bioquímicas).
Para fazer o acerto dos coeficientes das reações químicas, utilizamos o método das tentativas, que consiste apenas em contar o número de átomos dos reagentes e dos produtos. Para facilitar, podemos começar acertando os metais. Em seguida os ametais, depois oxigênio e por último o hidrogênio.
Pela lei de Lavoisier, “A soma das massas das substâncias reagentes é igual à soma das massas dos produtos da reação”, logo o número de átomos presentes, em uma reação, nos reagentes deve ser igual à quantidade de átomos presentes nos produtos.
O balanceamento é feito transpondo o índice do hidrogênio no reagente e usando-o como coeficiente no produto que tem átomos desse elemento. Como no produto tem-se 2 átomos de hidrogênio, inserimos um número como coeficiente que multiplicado por 2 obtém-se como resultado 8 átomos de hidrogênio, por isso escolhemos o 4.
MÉTODO ALGÉBRICO Sendo que, essas equações podem ser solucionadas por substituição, escalonamento ou por matrizes (através de determinantes). Passo 1: Identificar os coeficientes. Passo 2: Igualar as atomicidades de cada elemento respeitando a regra da proporção atômica.
Os principais métodos são: tentativas, oxirredução e algébrico. Esse recurso de ajuste tem como base a Lei da conservação das massas, também chamada de Lei de Lavoisier, que afirma: “Em uma reação química feita em recipiente fechado, a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos.”
O balanceamento permite que as rodas girem sem provocar vibrações. É fundamental para equilibrar o conjunto de pneu e rodas do veículo. Ao fazer essa manutenção o motorista terá mais conforto na condução do carro e na acomodação dos passageiros, além de influenciar diretamente no desempenho dos pneus.
Alinhamento e balanceamento são essenciais para a preservar os pneus. Além da frequência recomendada, a cada 10 mil km, deve-se fazer novamente o balanceamento toda vez que for necessário desmontar ou montar um pneu em uma roda. Quando ele não é bem feito, o volante do carro trepida em altas velocidades.