Para isto, será preciso seguir um conjunto de valores.
A origem da palavra ética vem do grego ethos, que quer dizer o modo de ser, o caráter. Os romanos traduziram o ethos grego, para o latim mos (ou no plural mores), que quer dizer costume, de onde vem a palavra moral.
Ética é uma palavra de origem grega, com duas origens possíveis. A primeira é a palavra grega éthos, com e curto, que pode ser traduzida por costume, a segunda também se escreve éthos, porém com e longo, que significa propriedade do caráter.
Os aspectos éticos fundamentais neste item é a caracterização de que não haverá discriminação na seleção dos indivíduos nem a exposição a riscos desnecessários aos indivíduos. Com relação ao método, devem ser descritas as técnicas, os procedimentos, os equipamentos e materiais necessários.
A ética em pesquisa se baseia nos três princípios fundamentais abaixo: Respeito pelas pessoas. Beneficência. Justiça.
Resposta: “A pesquisa científica deve ter liberdade para escolher seu foco de estudo, seja ele qual for.” Em outras palavras, não importa o quão perigoso seja o organismo, a substância ou o meio estudado. A liberdade de conhecimento é e deve permanecer um bem inexorável.
A pesquisa científica é a base de quase todo o conhecimento humano. É justamente para tentar evitar resultados deste tipo que a reflexão ética se impõe como necessidade nas instituições ligadas à ciência. ...
Honestidade, bondade, empatia, respeito ao próximo e ao meio ambiente são exemplos de valores éticos fundamentais para a harmonia da sociedade.
A Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam as ações humanas na sociedade e seus grupos. Ser ético é respeitar seus semelhantes em relação a sua vida, patrimônio e bem estar, e ter em mente a justiça social onde ninguém seja prejudicado. Simplificando: É ser honesto, solidário e justo.
Os princípios éticos na tradição do confucionismo envolviam a humanidade, a justiça, os rituais, o conhecimento e a integridade. Em que existem alguns debates a respeito dos estudos do confucionismo, em que alguns dizem corresponder a uma religião e outros classificam como um sistema filosófico ético e moral.
Aristóteles acreditava que os bens devem variar de acordo com os seres, ou seja, para cada ser há um bem específico. A ética aristotélica dá primazia à vivência racional, com dedicação ao estudo e à contemplação. ... As principais virtudes éticas são a temperança, a coragem e a justiça.
A ética (do grego ethos, "costume", "hábito" ou "caráter") para Aristóteles está diretamente relacionada com a ideia de virtude (areté) e da felicidade (eudaimonia). Para o filósofo, tudo tende para o bem e a felicidade é a finalidade da vida humana. ... A felicidade é a prática de uma vida virtuosa.
Aristóteles considera a ética agir de acordo com a virtude e a felicidade, isto é, agir bem, realizar escolhas sábias. ... A virtude moral é determinada pelos nossos hábitos, podendo ser bons ou ruins. Para Aristóteles a ética é construída porque os homens nascem sem a virtude; precisam aprendê-la com o tempo e o esforço.
A ética aristotélica inicia-se com o estabelecimento da noção de felicidade. Neste sentido, pode ser considerada uma ética eudemonista por buscar o que é o bem agir em escala humana, o agir segundo a virtude. A felicidade é definida como uma certa atividade da alma que vai de acordo com uma perfeita virtude.
Veja as proposições sobre Ética e Moral na perspectiva do filósofo grego Aristóteles. ... O filósofo Aristóteles entende a ética como sendo uma disciplina prática, pois está vinculada à ação humana. Nesse sentido, pode-se dizer que o homem não nasce bom ou justo, mas torna-se bom ou justo à medida que pratica tais atos.
Em “Ética a Nicômaco”, Aristóteles defende que a felicidade é a finalidade das ações humanas. ... Na “Ética a Nicômaco”, a finalidade é identificada como o “bem”, ou seja, dizer que todas as ações tendem a um fim é o mesmo que dizer que todas as coisas tendem a um bem.
A doutrina de Epicuro entende que o bem reside no prazer, e, por isso, foi uma doutrina muitas vezes confundida com o hedonismo. O prazer de que fala Epicuro é o prazer do sábio, entendido como quietude da mente e o domínio sobre as emoções e, portanto, sobre si mesmo. É o prazer da justa medida e não dos excessos.
O pensamento de Aristóteles é que a felicidade (eudemonia) só pode ser alcançada por meio de uma “excelência da alma”. A virtude/excelência pode ser intelectual, adquirida a partir da natureza e aperfeiçoada pelo ensino, e moral, adquirida por hábito.
Resposta. Para Aristóteles, a felicidade é o bem maior desejado pelo ser humano e, por isso, suas ações serão em direção a esse fim. Para alcançar a felicidade, o ser humano precisa pautar suas ações na prática de ações virtuosas.