A urina amarelo escuro é uma das alterações mais comuns e, normalmente, é sinal de desidratação, devido à baixa ingestão de água. No entanto, quando a urina escura se mantém por muito tempo, pode ser sinal de problemas hepáticos que provocam o acúmulo de bilirrubina, deixando a urina com uma coloração quase marrom.
Problemas nos rins O comprometimento da função dos rins, seja devido a infecção ou por consequência de doenças, pode também resultar em urina escura, isso porque o processo de filtração e absorção dos rins fica alterado, o que pode deixar a urina mais concentrada e escura.
A densidade da água pura é igual a 1000. Quanto mais próximo deste valor, mais diluída está a urina. Os valores normais variam de 1005 a 1035. Urinas com densidade próximas de 1005 estão bem diluídas; próximas de 1035 estão muito concentradas, indicando desidratação.
Em um paciente com oligúria, uma densidade >1020 sugere capacidade normal de concentrar a urina e insuficiência pré-renal (diminuição do fluxo sanguíneo renal), enquanto valores aproximados a 1010 sugerem perda da função tubular (necrose tubular aguda/lesão renal aguda).
Proteinúria é uma condição caracterizada pela presença de proteínas na urina, em uma quantidade superior ao normal. Está usualmente associada a algum tipo de doença ou anormalidade, mas, ocasionalmente, pode ser observada em adultos normais. O plasma, a porção líquida do sangue, contém diversas proteínas diferentes.