O estudo de perfusão cerebral permite a avaliação da microcirculação encefálica por meio da aquisição de imagens muito rápidas de ressonância magnética (RM) durante a injeção intravenosa de contraste paramagnético (gadolínio).
Possibilita também a saída do ar carregado de gás carbônico, dos alvéolos até o meio externo. Perfusão é o mecanismo que bombeia sangue nos pulmões. O sangue oxigenado circula por meio das veias pulmonares, indo dos pulmões ao lado esquerdo do coração, que fará o bombeamento para o resto do corpo.
A Cintilografia de Perfusão Cerebral (ou apenas Perfusão Cerebral, Cintilografia Cerebral ou SPECT) é um exame de imagem seguro e rápido. Ele serve para avaliar a função cerebral e o fluxo sanguíneo da região, auxiliando no diagnóstico e acompanhamento de doenças como Alzheimer, depressão e ansiedade.
Por tratar-se de exame que avalia função e metabolismo cerebral, há necessidade prévia de repouso em ambiente com mínimos estímulos visuais e auditivos, além de punção prévia de acesso venoso. Após 10 a 15 minutos em repouso, será injetado o radiofármaco através do acesso venoso pré-existente.
O SPECT cerebral é um tipo de exame que avalia como o fluxo sanguíneo flui nas diferentes áreas do cérebro, permitindo sua avaliação funcional.