O movimento descendente da água no interior do solo, de cima para baixo, é chamado de percolação.
Infiltração é o processo de passagem da água pela superfície do solo. Percolação é o avanço descendente da água na zona não saturada – movimento da água no solo.
Quando o solo recebe uma quantidade de água abaixo da sua infiltrabilidade, o regime de infiltração é ditado pela quantidade de água que é fornecida ao solo. Por outro lado, quando a lâmina de água aplicada supera a infiltrabilidade do solo, esta é que determina o regime de infiltração.
A água infiltrada sofrerá a ação de capilaridade e será retida nas camadas superiores do solo se esta prevalecer sobre a força da gravidade. A medida que o solo se umedece a força da gravidade passa a prevalecer e a água percola em direção às camadas mais profundas.
A infiltração é o nome dado ao processo pelo qual a água atravessa a superfície do solo. É um processo de grande importância prática, pois afeta diretamente o escoamento superficial, que é o componente do ciclo hidrólogico responsável pelos processos de erosão e inundações.
para o cálculo do escoamento directo através do número característico de escoamento, calculando a infiltração superficial pela diferença P – Ed. A infiltração superficial também pode ser calculada por modelação do próprio processo de infiltração superficial.
Substâncias vesicantes, ou agentes vesicantes, são substâncias químicas que em contacto com a pele e as mucosas produzem irritação e bolhas cutâneas. A sua acção vai desde a irritação leve da pele à ulceração e fortes queimaduras, chegando a produzir a destruição dos tecidos.
São manifestações de toxicidade provocadas pelas drogas antineoplásicas:
Os medicamentos frequentemente usados para a quimioterapia adjuvante e neoadjuvante incluem: