Mais ou menos quinze dias antes do parto, a gestante entra num período denominado de Pré-Parto. As contrações (cólicas) podem ficar bem fortes, dificultando até o sono da futura mamãe. Podem ocorrer a “descida da barriga” ou “queda do ventre”, geralmente nas mulheres que nunca tiveram filhos.
Pré-Parto: Como São os Sintomas e Fases até o Parto
Os principais sintomas e sinais de perda de líquido amniótico incluem:
Como consumir tâmaras na gravidez Ainda de acordo com Ana Vargas, é aconselhado que a fruta seja consumida in natura a partir das 36 semanas de gravidez, com a ingestão de 6 tâmaras por dia, por pelo menos 20 dias antes do parto.
A tâmara tem potencial para promover e facilitar o parto natural tardio. Comer tâmara nas últimas semanas de gestação pode promover a dilatação cervical e diminuir a necessidade de trabalho de parto induzido. A fruta também podem ser útil para reduzir o tempo de trabalho de parto, de acordo com estudo.
Essa relação entre tâmaras e facilidade do parto é tão forte porque a fruta é rica em substâncias semelhantes à ocitocina, hormônio responsável por estimular o parto. Assim, pode ajudar na primeira fase do trabalho de parto que é a fase latente, além de reduzir a necessidade de usar a ocitocina sintética.
A fruta pode ser consumida, em sua forma seca, como um lanche. Inclusive, ela é muito comum de ser encontrada assim nas festas de fim de ano, junto com o damasco seco e as uvas passas. Brigadeiro fake de tâmara – uma verdadeira “bola de energia”! Além disso, há diversas receitas de doces com essa fruta.
As tâmaras secas têm mais calorias do que tâmaras frescas, pois remover a água da fruta torna os nutrientes mais concentrados. Por isso, é importante moderar o consumo e não exceder 3 tâmaras por dia, principalmente pessoas diabéticas que querem perder peso.
A tamareira demora entre 70 e 100 anos para dar seus primeiros frutos.
Como substituir o açúcar por tâmaras Por ser uma fruta muito doce, conhecida como substituta do caramelo, a tâmara seca pode ser usada no lugar do açúcar refinado como um adoçante natural para preparar bolos, doces, tortas e diversas sobremesas. "A tâmara pode ser empregada para substituir o açúcar, em forma de pasta.
Pequena, suculenta, carnuda e doce, a tâmara ganha cada vez mais espaço quando o assunto é alimentação saudável. Isso porque esse fruto traz uma série de benefícios para quem busca perder peso e manter bons hábitos alimentares.
Em um recipiente de vidro ou louça coloque as tâmaras e cubra com água. Tampe e leve à geladeira deixando de molho de por pelo menos 8 horas para amolecer bem. Depois deste tempo as tâmaras antes secas vão estar perfeitamente hidratadas para serem processadas. Despeje no liquidificador com a água que ficou de molho.
Devido a sua diversidade as tâmaras são classificadas em moles (por exemplo: Barhee, Halawy, Khadrawy, Medjool), semi-secas (por exemplo: Dayri, Deglet Nour, Zahidi) e secas (por exemplo: Thoory). O tipo de fruto depende de seu teor de glucose, frutose e sacarose.