EQST

O Que O Exame EDA?

O que é o exame EDA?

A endoscopia digestiva alta (EDA) é um exame cujo objetivo é visualizar diretamente a parte superior do trato gastrointestinal, composta pelo esôfago, estômago e o duodeno (primeira porção do intestino delgado).

O que significa a sigla EDA na medicina?

A dispepsia não-ulcerosa é diagnosticada após exclusão de outras causas de dispepsia. O padrão-ouro para este diagnóstico e diagnóstico diferencial de outras patologias com sintomas dispépticos é a endoscopia digestiva alta (EDA).

Que significa lá abreviatura de EDA?

A Endoscopia Digestiva Alta (EDA) ou Esofagogastroduodenoscopia é um procedimento que possibilita a visualização do esôfago, estômago e duodeno.

Quando é indicado a endoscopia digestiva?

Quando é indicada? O exame de endoscopia possui as seguintes indicações: Diagnóstica: a fim de verificar as causas de sintomas como queimação, regurgitação, dores abdominais, náuseas e vômitos, engasgos ou dificuldades de engolir, anemias, diarreia e sangue nas fezes, tumores ou cânceres do aparelho digestivo.

Que tipo de exame é esse EDA?

A endoscopia digestiva alta consiste num método de investigação de doenças do esôfago e estômago através de endoscópios flexíveis introduzidos pela cavidade oral.

Como é feito o exame EDA?

O endoscópio é inserido por via oral e passa pelo esôfago e estômago, até chegar ao duodeno. São capturadas imagens, que são transmitidas em tempo real por uma máquina. Muitas lesões podem ser tratadas ou removidas na hora, sem ser necessário algum procedimento cirúrgico futuro.

Qual a diferença de endoscopia digestiva alta e baixa?

Endoscopia digestiva alta: um tubo é inserido pela boca e através do esôfago para poder examinar o esôfago, estômago e parte do intestino delgado. Endoscopia digestiva baixa (colonoscopia): um tubo é inserido pelo ânus para examinar o reto e o intestino grosso.

Como se escreve endoscopia?

A endoscopia é um exame capaz de analisar a mucosa do esôfago, estômago e duodeno (primeira parte do intestino delgado). É feita através de um tubo flexível (conhecido por endoscópio) que possui um chip responsável por capturar as imagens do sistema digestivo através de uma câmera.

O que é uma endoscopia baixa?

A endoscopia baixa é um exame que visa estudar o interior da porção final do intestino, com enfoque especial em pontos como o reto e o cólon.

Para que serve o exame de endoscopia digestiva alta?

Conhecida popularmente como endoscopia. Tem a finalidade de avaliar os órgãos do sistema digestivo e diagnosticar doenças, como: gastrite, esofagite, tumores, sangramentos e outras doenças mais graves.

Como é realizado o exame de endoscopia?

A endoscopia é um exame capaz de analisar a mucosa do esôfago, estômago e duodeno (primeira parte do intestino delgado). É feita através de um tubo flexível (conhecido por endoscópio) que possui um chip responsável por capturar as imagens do sistema digestivo através de uma câmera.

Quanto tempo leva para fazer uma endoscopia?

Na grande maioria das vezes, não é necessária a intubação, pois o paciente consegue respirar normalmente. O exame dura em torno de 15 minutos, dependendo ou não da realização de outros procedimentos em conjunto, como a biópsia de regiões sob suspeita.

O que pode ser descoberto na endoscopia?

A endoscopia gástrica alta pode indicar uma série de patologias, como doença celíaca, esofagite, gastrite, doença do refluxo gastroesofágico, estreitamento do esôfago, tumores e câncer no esôfago, estômago ou duodeno, úlceras gástricas e úlceras duodenais.