Trata-se do conjunto das regras que determinam as diferentes possibilidades de associação das palavras da língua para a formação de enunciados. Sintaxe é a parte da Gramática que estuda a disposição das palavras nos períodos, bem como a relação lógica entre elas.
A sintaxe é uma parte essencial da gramática que faz o estudo das palavras dentro das frases e também das orações, e como essas palavras se relacionam entre si. Além disso, faz o estudo dessa oração dentro do período, permitindo que a frase tenha sentido e que as palavras estejam na ordem certa dentro da oração.
ESTILO – GRANDES CORRENTES ESTILÍSTICAS. ... Os diversos estilos históricos e individuais dos artistas estão caracterizados sob três grandes CORRENTES ESTILÍSTICAS – Naturalismo, Idealismo e Expressionismo. São formas próprias de representar uma maneira de estar no mundo, de vivenciar e elaborar a experiência de viver.
As variações estilísticas remetem ao contexto que exige a adaptação da fala ou ao estilo dela. Aqui entram as questões de linguagem formal e informal, adequação à norma-padrão ou despreocupação com seu uso.
As variações linguísticas diferenciam-se em quatros grupos: sociais (diastráticas), regionais (diatópicas), históricas (diacrônicas) e estilísticas (diafásicas). Para aqueles que se preparam para o Enem, trata-se de um dos assuntos com maior incidência nas provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
São aquelas que demonstram a diferença entre as falas dos habitantes de diferentes regiões do país, diferentes estado e cidades. Por exemplo, os falantes do Estado de Minas Gerais possuem uma forma diferente em relação à fala dos falantes do Rio de Janeiro.
São aquelas variações que ocorrem em virtude da convivência entre os grupos sociais. Como exemplo podemos citar a linguagem dos advogados, dos surfistas, da classe médica, entre outras.
Variação linguística regional (diatópica) As variações diatópicas, também chamadas de variações regionais ou geográficas, são variações que ocorrem de acordo com o local onde vivem os falantes, sofrendo sua influência.
Esta variação, portanto, refere-se ao registro empregado pelo falante em determinado contexto interacional, ou seja, depende da situação em que a pessoa está inserida. Em uma palestra, por exemplo, um professor deve utilizar a linguagem formal, isto é, aquela que respeita as regras gramaticais da norma padrão.
Variações diastráticas São as variações ocorridas em razão da convivência entre os grupos sociais. As gírias, os jargões e o linguajar caipira são exemplos desta modalidade de variação linguística. É uma variação social e pertence a um grupo específico de pessoas.
Resposta. Variação diatópica trata-se de uma variação linguística que ocorre por fatores regionais e culturais, ou seja, a língua vai estar de acordo com o LOCAL em que o indivíduo viveu.
A variação diamésica é a que acontece entre a fala e a escrita ou entre os gêneros textuais, ou seja, suportes de transmissão de uma dada informação que contenham características quase regulares, por exemplo, o whatsapp e a bula de remédio.
Resposta. Variação diacrônica é a variação que a língua passa historicamente. ... Termos como vosmecê, sinhá de antigamente e as gírias de hoje em dia são exemplos de variações diacrônicas: Lascou não é tão usado hoje quanto Ferrou, ou outras equivalentes por exemplo.
podemos exemplificar imaginando uma situação hipotética : Uma turma tem 10 alunos e a professora pergunta a idade de cada um , essas idades variam de 10 à 12 anos , essa variação encontrada pela professora na idade dos alunos da turma chama-se variedade etária .
Linguística histórica (ou linguística diacrônica) é a disciplina linguística que estuda o desenvolvimento histórico de uma língua - como ela surgiu, quais línguas influenciaram sua estrutura e uso, as mudanças que sofreu ao longo do tempo e o porquê dessas mudanças, etc.
Significado de Diacrônico adjetivo Que estuda ou entende uma situação, ou reunião de fatos, de acordo com a sua evolução no tempo. [Linguística] Que se baseia na evolução histórica uma língua. ... Etimologia (origem da palavra diacrônico). Diacronia + ico.