Uma revolta pacífica contra o presidente da Síria, há 10 anos, se transformou em uma violenta guerra civil. O conflito deixou mais de 380 mil mortos, devastou cidades e atraiu outros países para a disputa. Entenda por que a guerra dura tempo tempo — e suas terríveis consequências.
No começo da guerra civil na Síria, eles tinham como grande objetivo derrubar o governo de Bashar al-Assad e estabelecer um governo democrático. Com o passar dos anos, o ELS passou a ter como foco o combate aos curdos no norte da Síria, sob a alegação de que eles queriam fragmentar o território sírio.
Resposta: O território sírio hoje se encontra fragmentado entre os vários grupos existentes, talvez com leve superioridade do Estado Islâmico. Entretanto, o enfraquecimento recente do Estado Islâmico é consequência direta do aumento de apoio aos grupos rebeldes e ao governo sírio.
Resposta. Resposta: De forma simples e resumida, a população da Síria se rebelou contra o governo de Bashar al-Assad . Explicação:A Guerra na Síria foi deflagrada quando um grupo de cidadãos se indignou com as denúncias de corrupção reveladas pelo WikiLeaks.
15 de março de 2011
A Guerra de Secessão, ou Guerra Civil Americana, aconteceu nos Estados Unidos entre os estados do Norte e os estados do Sul, de 1861 a 1865. Esse conflito foi iniciado quando os estados do Sul separaram-se da União e formaram os Estados Confederados da América.
Alguns analistas interpretam o conflito na síria como uma "guerra por procuração" em nível regional, entre Estados sunitas, como a Turquia, Arábia Saudita e Qatar, que apoia a oposição, que é de maioria sunita, e países como o Irã, grupos no Iraque e no Líbano, apoiam o governo sírio de maioria Alauita.
Os dez países mais letais do planeta são, hoje: Síria. Afeganistão. Iraque.
Conflitos menores (100-999 mortes nos últimos anos)
C
Participantes
Como mencionado no texto, os dois grupos que lutaram entre si na Primeira Guerra Mundial ficaram conhecidos como Tríplice Aliança (as principais forças eram a Alemanha, Áustria-Hungria, Império Otomano e Itália) e Tríplice Entente (as principais forças eram a Rússia, Grã-Bretanha e França).
O Tratado de Tordesilhas foi um documento assinado em junho de 1494, na vila espanhola de Tordesilhas. Os protagonistas foram Portugal e Espanha, que delimitaram, através de uma linha imaginária, as posses portuguesa e espanhola no território da América do Sul, chamado de “Novo Continente”.
A Guerra do Paraguai aconteceu de 1864 a 1870 e resultou na destruição completa desse país após mais de cinco anos de conflito. A Guerra do Paraguai foi reflexo da consolidação das nações da bacia platina (Argentina, Uruguai, Brasil e Paraguai) e resultou em enorme destruição e grande saldo de mortos.
O território que atualmente corresponde ao Paraguai foi habitado primeiramente por indígenas guaranis, gaycurus e payaguás. Em 1530, teve início a colonização espanhola, criando o forte de Nossa Senhora da Assunção (atual Assunção) como a base da colônia no século XVI.
O Brasil lutou para defender o Mato Grosso (atual Mato Grosso do Sul), invadido pelo Paraguai. Para entender a guerra, porém, é essencial saber que estavam envolvidos dois blocos de países. De um lado, Brasil, Argentina e parte do Uruguai. De outro, Paraguai e outro grupo uruguaio.
A guerra deixou um grande rastro de destruição no Paraguai e contribuiu para o endividamento do governo brasileiro, além de ter marcado o início da decadência da monarquia do Brasil. Como derrotado, o Paraguai amargou uma ocupação pelas tropas brasileiras até 1876 e perdeu territórios para Brasil e Argentina.
Os gastos com a guerra foram altos e prejudicaram a economia brasileira, aumentado a dívida externa e a dependência de países ricos; A Inglaterra aumentou a sua influência no continente, consequência dos empréstimos de dinheiro e apoio militar oferecidos aos países da Tríplice Aliança.
O Império do Brasil, Argentina mitrista e Uruguai florista, aliados, derrotaram o Paraguai após mais de cinco anos de lutas durante os quais o Império enviou em torno de 150 mil homens à guerra.
As principais consequências deste conflito foram a ascensão dos Estados Unidos, a divisão do mundo entre capitalismo e socialismo e o surgimento da ONU.
Se não fosse a Guerra do Paraguai (1864-1870), embarcar para o Pantanal poderia ser uma viagem internacional -parte do atual território brasileiro, entre os rios Apa e Branco, pertencia ao chamado "país guarani". São terras que expelem sangue por todos os lados.
Há vários motivos que contribuíram para o fim do segundo reinado, um deles trata-se da questão militar. Após a Guerra do Paraguai consolida-se o exército brasileiro, até então incipiente. ... Com sua organização, criação do clube militar por exemplo, e exército pressiona o fim da monarquia.
Resposta. Resposta: Os militares. Ganharam força política depois dessa guerra.
A guerra do Paraguai além do prestígio e modernização do exército, ela também deu a uma nova perspectivas aos militares. Os militares passaram a defender a sua atuação enquanto a gente transformador. ... A convivência na guerra, trouxe a visão de mundo que aqueles que estavam na trincheira com eles eram seus semelhantes.
Resposta: Porque com a vitória o exército alcançou uma força polícia importante no fim do Segundo Reinado, contribuindo para a difusão dos posicionamentos republicanos e realizando, por, fim, o golpe de Estado que iria inaugurar a República no Brasil.