Em 1955, num festival de música, o grupo dos irmãos Campos e Pignatari usaram pela primeira vez a expressão poesia concreta. Estava inaugurado o movimento concretista brasileiro. ... Os concretistas brasileiros defendiam que a arte deveria possuir objetos sonoros, plásticos e cinéticos, isso é: forma/palavra, som, imagem.
O movimento neoconcreto ou neoconcretismo foi um movimento que surgiu no final da década de 50, no Rio de janeiro, como reação ao movimento concretista criado em São Paulo. ... Para tanto, criticavam a tendência racional, positivista, dogmática e técnico-científica do concretismo ortodoxo paulista.
O Concretismo foi um movimento literário que surgiu em meados da década de 50, tendo como uma das principais influências a arte concreta. O principal foco do Concretismo no Brasil foram as mudanças na forma de fazer poesia. Para os artistas, a poesia era, além de palavra e som, visual.
O Concretismo começa a despontar no Brasil com a publicação da revista Noigandres pelos três poetas: Décio Pignatari, Haroldo de Campos e Augusto de Campos. Porém, fixa-se no Brasil com a Exposição Nacional de Arte Concreta, em 1956, no Museu de Arte Moderna de São Paulo.
Características da poesia concreta Exploração dos aspectos sonoros dos vocábulos com o uso de aliterações, assonâncias e paronomásias; Uso de neologismos; O poema concreto comunica-se por meio de sua estrutura-conteúdo; Ausência de eu lírico, de expressão subjetiva.
Theo van Doesburg