ENSINAR EXIGE HUMILDADE, TOLERÂNCIA E LUTA EM DEFESA DOS DIREITOS DOS EDUCADORES - A luta dos professores em defesa de seus direitos e dignidade, deve ser entendida como um momento importante de sua prática docente, enquanto prática ética.
Assim, Freire descreve que a escola deve estar pautada em um modelo de “pedagogia fundada na ética, no respeito à dignidade, à própria autonomia do educando” (FREIRE, 2010, p. 16). Nas palavras de Freire, o professor deve exercer a prática docente para que os alunos tenham autonomia para aprender sem pressões.
O que diz o livro Pedagogia da Autonomia? Em Pedagogia da Autonomia, Paulo Freire discorre sobre como os professores devem ensinar os alunos a serem Seres Mais, criando uma ação transformadora.
Pedagogia da Autonomia, é a última obra de Paulo Freire, publicada em vida. Apresenta propostas de práticas pedagógicas necessárias à educação como forma de construir a autonomia dos educandos, valorizando e respeitando sua cultura e seu acervo de conhecimentos empíricos junto à sua individualidade.
O objetivo e finalidade principal de Pedagogia da Autonomia é levantar uma nova ótica para educadores quanto ao ensino dos alunos. O livro reúne um conjunto amplo de experiências e métodos que visam valorizar a curiosidade dos educadores e alunos.
Segundo Freire, este saber necessário à docência, que ensinar não é transferir conhecimento, não só deve ser aprendido por educador(x)s e educand(x)s, mas também precisa ser vivido. ... Como diz Freire: Não posso apenas falar bonito sobre as razões ontológicas, epistemológicas e políticas da Teoria.
Ser educador hoje é viver intensamente o seu tempo; conviver é ter consciência e sensibilidade. ... O educador é o responsável por estimular o prazer de compreender, descobrir, construir o conhecimento, curiosidade, autonomia e atenção no aluno.
Educador é o sujeito responsável por coordenar, na relação com o outro, os processos de ensino e aprendizagem. Isso significa que o educador é um profissional que investe no processo de desenvolvimento do educando, sempre ciente do que ele, efetivamente, necessita aprender.
O educador, ao exercitar a pesquisa, incentiva os alunos a serem pesquisadores. Diversas metodologias ativas de aprendizagem estão disponíveis. ... A aprendizagem significativa deve permitir ao aluno construir novos conhecimentos e ter autonomia na resolução de problemas.
Os educadores participam ativamente da formação dos cidadãos e desempenham um papel fundamental na difusão de conhecimentos científicos e desenvolvimento social das crianças. ... Professores, escola e familiares devem atuar em parceria para auxiliar as crianças em seu processo educativo.
Recepcionar as crianças, cuidar da higiene, asseio, alimentação e supervisionar o repouso. Auxiliar na elaboração do planejamento pedagógico, preparar material didático, desenvolver atividades recreativas e acompanhar o desenvolvimento das atividades.
Para atuar na Educação Infantil é desejável obter curso de nível superior na modalidade Licenciatura, "de graduação plena, em universidades e institutos superiores de educação, admitida, como formação mínima para o exercício do magistério na educação infantil, a formação em nível médio, na modalidade normal.
O professor tem a função de transmitir o seu conhecimento, enquanto o educador é comprometido com a formação integral do ser humano e com a sua interação com a família e a sociedade. O professor sai de casa para mais um dia de aula, enquanto o educador busca formas para promover a transformação do seu aluno.
Saberes importantes a serem considerados na prática do professor no trabalho com crianças pequenas. ... Este profissional que atua junto às crianças deve ter formação superior em Pedagogia em curso de graduação plena, sendo possível para o exercício da atividade, a formação em nível médio, desde que na modalidade normal.
A formação do professor de educação infantil A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Lei nº 9.
R$ 2.