A ABNT publicou a norma ABNT NBR 7195:2018 - Cores para segurança, que revisa a norma ABNT NBR 7195:1995, elaborada pela Comissão de Estudo Especial de Símbolos Gráficos (ABNT/CEE-168). Esta Norma estabelece as cores a serem utilizadas na prevenção de acidentes, para identificar e advertir contra riscos.
O preto será empregado para indicar as canalizações de inflamáveis e combustíveis de alta viscosidade (ex: óleo lubrificante, asfalto, óleo combustível, alcatrão, piche, etc.). O preto poderá ser usado em substituição ao branco, ou combinado a este, quando condições especiais o exigirem.
O vermelho deverá ser usado para distinguir e indicar equipamentos e aparelhos de proteção e combate a incêndio. Não deverá ser usado na indústria para assinalar perigo, por ser de pouca visibilidade em comparação com o amarelo (de alta visibilidade) e o alaranjado (que significa Alerta).
comandos e equipamentos suspensos que ofereçam risco; - pára-choques para veículos de transporte pesados, com listras pretas. Listras (verticais ou inclinadas) e quadrados pretos serão usados sobre o amarelo quando houver necessidade de melhorar a visibilidade da sinalização.
As cores e suas principais utilizações:
Para ambientes de estudo é recomendado o contraste entre as cores das paredes e dos móveis. Para estimular as atividades intelectuais e deixar os indivíduos ativos, podem ser utilizadas as cores amarelo, laranja e marrom. é importante evitar o branco, amarelo forte, vermelho e violeta.
Significado das Cores no Marketing: Benefício da Psicologia das Cores. O significado da principais cores são: O vermelho representa a paixão, o branco é a cor da paz, o verde é a cor da esperança e o preto denota sofisticação. ... É muito comum que se discuta sobre cores no mundo do design.
As chamadas cores quentes, que compreendem as tonalidades do vermelho, amarelo e laranja, agem diretamente no sistema nervoso central enquanto as chamadas cores frias, que compreendem as tonalidades do azul, verde e cinza, agem no ramo parassimpático do sistema neurovegetativo. ...
A cor, elemento fundamental em qualquer processo de comunicação, merece uma atenção especial. É um componente com grande influência no dia a dia de uma pessoa, interferindo nos sentidos, emoções e intelecto. Ela tem capacidade de captar rapidamente - e sob um domínio emotivo - a atenção do comprador.
Geralmente não paramos para pensar sobre esse assunto, mas a influência das cores nas pessoas já está mais do que comprovada por vários estudos. Utilizar as tonalidades certas nas paredes da sua casa ou do ambiente de trabalho pode resultar em mais felicidade, saúde, disposição, otimismo e produtividade.
As cores, além de chamarem emoções, também passam uma sensação de movimentação. As cores quentes trazem sensação de proximidade, mas também trazem muita energia, muito movimento. Algumas vezes, cores quentes são muito ”sufocantes”. As frias são mais distantes, entretanto também são mais leves, aéreas e acalmam.
Na psicologia é associado a: estímulo, energia, aquecimento, alegria, otimismo, esperança e espontaneidade. Efeitos: Aumenta um pouco a pressão sanguínea. Estimula o lado racional do cérebro. Ajuda na tomada de decisão, trazendo clareza de ideias.
As cores têm influências em nossos componentes físico, mental e emocional. Parte do cérebro: Amígdala – Regula comportamento sexual, agressividade, medo e memória. Efeito: Indica curiosidade, mistério ou superioridade, além de nobreza e distinção. ... Combinada com outras cores pode indicar credibilidade ao seu cérebro.
De uma maneira rápida, as cores são percepções dos olhos ao captarem as ondas eletromagnéticas refletidas em determinadas superfícies. Dependendo do tamanho da onda ou de seu comprimento, as cores variam. ... Isto ocorre porque o cérebro reage de forma diferente dependendo da cor que chega até ele.
A cor vermelha ativa a área das amígdalas no cérebro e inspira energia, emoção e dinamismo. Já a cor preta, que também é percebida nessa mesma região cerebral, transmite nobreza, requinte e aciona a memória emocional.
Psicologia das Cores: como elas podem afetar no marketing e nas vendas. ... Essas cores retém os clientes. Elas estimulam os sentidos e entregam significado na metade do tempo que uma mensagem em texto. A psicologia das cores é um estudo que mostra como as cores afetam nossas emoções e nosso poder de decisão.
As cores, na verdade, não existem: elas são fabricadas pelo nosso cérebro. ... Sem ela não há cor, mas apenas um espaço vazio representado pelo preto. Tudo que enxergamos é colorido, pois a luz branca é a mistura de várias cores. Quando vemos uma maçã, por exemplo, visualizamos o vermelho e não o azul.
Observação Uma pessoa no solo consegue ver as sete cores do arco-íris (violeta, anil, azul, verde, amarelo, laranja e vermelho) porque as luzes dispersas dentro de cada gotícula seguem em diferentes direções.