Os indivíduos motivados se mantêm na realização de suas tarefas até que seus objetivos sejam atingidos. Já na visão de Chiavenato (1999), a motivação é o desejo de exercer altos níveis de esforço em direção a determinados objetivos organizacionais, condicionados pela capacidade de satisfazer objetivos individuais.
Chiavenato (2010, p. 121) acredita que “é difícil definir exatamente o conceito de motivação, uma vez que tem sido utilizado com diferentes sentidos. De modo geral, motivo é tudo aquilo que impulsiona a pessoa a agir de determinada forma ou, pelo menos, que dá origem a um comportamento específico”.
“Motivação pode ser entendida como um motivo que leva o indivíduo à ação”. “Motivação é uma força que aciona e direciona o comportamento”. “Motivação é uma energia que aciona e direciona o comportamento”. “Impulso é uma energia que aciona e direciona o comportamento”.
Robbins (2005, p. 132), define motivação como o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta. Sendo os três elementos-chave intensidade, direção e persistência. cognição, e as necessidades do indivíduo.
A motivação é o que leva o ser humano a despender energia na direção de uma determinada meta (ROBBINS; JUDGE, 2014).
Geralmente, a motivação pessoal está relacionada ao seu propósito, à sua satisfação pessoal e aos seus valores. Ou seja, diz respeito àquilo que te move a ir atrás dos seus objetivos e metas.
A mente influenciando nosso corpo e ações Realiza suas ações com a certeza de que tudo dará certo – mesmo que em volta haja dificuldades. Seu bom humor influencia suas posturas, ações e seus resultados. Nos pessimistas, pensamentos negativos são filtros que os fazem ver só o lado ruim do que ocorre.
O que me motiva em seguir em frente, é saber que tudo passa. O Homem sem temeridade motiva-se a ir mais além. Enfrenta os desafios com confiança e não se preocupa com o pior. O medo pode ser constante, mas o impulso o leva adiante.
8 desafios de qualquer carreira profissional e como superá-los
Conta histórias recentes da tua experiência. Em primeiro lugar é importante referir um exemplo recente na história profissional. Se tens uma longa trajetória laboral, falar de um episódio que decorreu no início da tua carreira profissional não será vantajoso.
Uma recente pesquisa realizada pela Catho Online revelou que, diferente do que muitos imaginam, o principal fator de motivação de profissionais não é o aumento salarial, mas sim ter desafios para vencer e a possibilidade de crescimento da empresa.
Outros fatores não estão diretamente relacionados com o gestor, mas também causam desmotivação nos funcionários de uma empresa, tais como salário insatisfatório, local inadequado de trabalho, demanda de trabalho maior que a estipulada, comunicação ineficiente com os funcionários etc.
Como pode observar, são muitas as características de um ambiente de trabalho ideal: comunicação, respeito, clima adequado, liderança e equilíbrio. É preciso semear e preservar essas características, objetivando o bem-estar da equipe e o sucesso da empresa.
Gestão sem planejamento e falta de reconhecimento lideram lista de queixas dos profissionais. Algumas questões influenciam negativamente o comprometimento e a produtividade dos colaboradores no ambiente de trabalho. ... No geral, as questões relacionadas à gestão de pessoas nas empresas aparecem como as principais queixas.
Os piores perfis profissionais Fofoqueiros, puxa-sacos e tagarelas se destacam de uma forma muito negativa e geram rótulos extremamente nocivos que cedo ou tarde podem destruir carreiras. É fundamental ter ética profissional e saber o momento adequado de se pronunciar e como fazer isso de forma correta.
As coisas que mais nos irritam e como reagimos a elas Quando perguntamos isso em uma pergunta aberta, descobrimos que as respostas variam muito: Barulho, pessoas interrompendo, deixar as luzes acesas e usar o telefone demais são apenas alguns dos aborrecimentos mais comuns.
“O que mais te incomoda nas outras pessoas?” Em vez de apontar apenas os problemas de seus colegas de trabalho, pense também em mostrar como você lidou com essas situações que te incomodaram. O avaliador vai ver como você consegue contornar situações que te desagradam.