A moldagem funcional é uma das etapas essenciais do tratamento protético em edentulismo total e/ou parcial. ... A moldagem funcional inclui duas etapas, o selamento periférico e a moldagem funcional propriamente dita e tem o objetivo de registrar fielmente a área chapeável.
Os materiais utilizados na moldagem funcional são: pasta de óxido de zinco e eugenol, Polissulfetos, Silicone de adição, silicone de condensação, mercaptanas, entre outros10.
Existem dois tipos de moldagem e vocês vão entender a diferença a seguir.
oriente o paciente a respirar apenas pelo nariz durante a moldagem e a não tentar engolir a saliva. Explique que ele pode deixar a saliva escorrer, já que está usando um babador; converse com o paciente se ele demonstrar ansiedade, dizendo a ele para manter o foco na respiração, que o procedimento é rápido e indolor.
Carregue totalmente a moldeira, colete o material que sobrar no gral com os dedos e coloque-o na região vestibular dos dentes anteriores. Afaste a bochecha do paciente e insira a moldeira de trás para frente (de molares à incisivos), centralizando a moldeira com a linha média do paciente.
45 segundos
Utiliza a colher medidora para manipular o material denso Deve-se dosar a quantidade desejada preenchendo totalmente a colher e removendo os excessos. Em seguida, deve-se espalhar o material dosado sobre a palma da mão e fazer uma marcação com a colher de medida.
O primeiro grande ponto é que o silicone de condensação tem a grande desvantagem de liberar alguns subprodutos como o álcool etílico após sua reação de polimerização. ... Outro ponto é que diferentemente do silicone de condensação o molde feito com o silicone de adição pode ser vazado até 3 vezes sem problema algum.
Após obtenção do molde à temperatura de 37ºC o modelo de gesso foi vazado imediatamente sob temperatura ambiente; vazado imediatamente sob temperatura constante de 37º C ou vazado após tempos de armazenagem de 2, 12 e 24 horas, sendo as moldagens mantidas à temperatura ambiente.
Após a desinfecção dos moldes, é hora de trabalhar com o gesso. Em um recipiente, o gesso também passa pela espatulação. É a partir dele que o profissional de Odontologia vai obter os modelos de gesso, ou seja, a reprodução da superfície dentária que ele obteve com o material inserido no molde.
Os polissulfetos normalmente contém uma pasta-base e catalisadora (reatora). Ao dispensá-las em comprimentos iguais, obtém-se a correta proporção do polímero de ligação cruzada. A mistura deve ser homogênea pois assim se obtém uma cura uniforme e evitam-se distorções.
O Poliéter é um material utilizado para casos mais complexos, como por exemplo a reabilitação e implante. Diferente do Silicone por Adição que possui uma tecnologia para tornar o material hidrofílico, o Poliéter possui essa propriedade naturalmente.
O hidrocoloide reversível é um material sintético feito a partir das algas marinhas. Sua principal característica é a formação de um gel, que se torna líquido de acordo com a temperatura. Para possibilitar essa transformação, a água é um meio indicado.
Pasta Zinco-enólica - É indicada à moldagem de bocas totalmente desdentadas, proporcionando exatidão nos mínimos detalhes. Características: - Não é irritante a mucosa bucal, nem possui sabor desagradável. Quando corretamente manipulada é de presa rápida no meio bucal.
Entre os materiais tradicionais mais utilizados para a moldagem odontológica estão:
São materiais de moldagem que comumente possuem sistemas de manipulação automática: Escolha uma: a. Cimento resinoso dual.
O afastamento gengival são técnicas usadas para deslocamento vertical e horizontal da gengiva para que o material de moldagem copie com clareza o término do preparo dental e também para que esse material tenha espaço suficiente para que o mesmo não se deforme ou rasgue durante o processo de moldagem (PEGORARO et al., ...
Segundo a dentista, pacientes com coroas ou pontes fixas podem utilizar o aparelho ortodôntico sim. No entanto, em cada um dos casos há diferentes cuidados a serem tomados. ... “Desta maneira, o ortodontista pode empregar a biomecânica da maneira correta e consequente oclusão do paciente”, explica.
Quanto à prótese definitiva, é aquela utilizada na conclusão do tratamento, para proporcionar o resultado desejado pelo paciente. Geralmente, tem um valor entre R$ 1.