A metodologia investigativa pode ser utilizada como um processo orientado que conduz o aprendiz a situações capazes de despertar a necessidade e o prazer pela descoberta do conhecimento. Com ressalvas, podemos associar este conceito à investigação científica.
Uma boa pergunta é simples e clara, provoca e foca no trabalho de investigação. Ela deve desafiar pressupostos e abrir novas possibilidades. As boas perguntas também têm o poder de estimular novas perguntas.
Objetivos claros; O que vai agregar de valor; Qual o propósito de vida que a pessoa busca; Quais as contribuições para a humanidade...
Para quem não sabe: perguntas fechadas são aqueles que são respondidas com um simples sim ou não. Já as perguntas abertas são aquelas em que a resposta demanda uma opinião ou explicação, tornando-se mais reveladoras!
Um texto objetivo é conciso, sem dupla interpretação, sem utilizar figuras de linguagem e sem sem nos remeter a outras idéias nas suas entrelinhas. ... Já o subjetivo possui sempre idéias além da palavra escrita, geralmente fazendo uso de figuras de linguagem ou ambigüidade.
Nela, a linguagem precisa ser clara, objetiva e precisa, uma vez que escrevemos para um leitor universal, com o qual não temos nenhum tipo de intimidade. É um tipo de texto que pauta-se por uma tese, isto é, uma ideia passível de discussão.