JOGOS COOPERATIVOS DE INVERSÃO: São jogos que também envolvem equipes, em que brincam com o conceito tradicional de vencer e perder, porque fica difícil após o término, reconhecer os vencedores e perdedores devido ao troca-troca de resultados ou de jogadores ou ambos.
Os jogos de inversão são jogos os quais são jogados em equipes, todavia o resultado depende da participação e esforço coletivos. ... Por exemplo, em uma partida de basquete, a cada ponto marcado, são trocados os jogadores, de modo que não há equipe vencedora e sim um resultado coletivo.
JOGOS COOPERATIVOS DE CRIATIVIDADE, SINTONIA E MEDITAÇÃO: São jogos que estimulam a expressão da imaginação, intuição e criatividade. Nesses jogos os participantes podem expressar o que perceberam e descobriram em si mesmos e no grupo.
A literatura especializada descreve sete tipos de jogos: Jogos de sintonia, que estabelecem uma conexão, como, por ex, entre um recém nascido e sua mãe. ... O jogo pode consistir em uma divertida atividade imaginária sozinho ou com o outro.
Resposta: Jogos de Criatividade, Sintonia e Meditação: São jogos que estimulam a expressão da imaginação, intuição e criatividade. Nesses jogos os participantes podem expressar o que perceberam e descobriram em si mesmos e no grupo.
Jogos semi-cooperativos, onde um grupo continua jogando contra o outro, mas a importância do resultado é diminuída, o jogo se torna envolvente e é prazeroso para os participantes, nesse jogo todos têm as mesmas oportunidades (ORLICK, 1989).
10 tipos de jogos cooperativos para Educação Física (e não só)
Os jogos cooperativos têm várias características libertadoras, coerentes com o trabalho em grupo: libertam da competição (participação de todos para o alcance de uma meta comum); libertam da eliminação (buscam a integração de todos); libertam para criar (as regras são flexíveis e, todos podem contribuir para mudar o ...
No jogo cooperativo, aprende-se a considerar o outro que joga como um parceiro, e não como adversário. Sendo assim, faz com que a pessoa aprenda a se colocar no lugar do outro (empatia), e não priorizar apenas o seu lado.