O que são Heurísticas de Nielsen? “Heurísticas de Nielsen são 10 princípios de avaliação da usabilidade de interfaces de sites, criados pelo cientista de computação Jakob Nielsen em 1990. Estes princípios definem pontos importantes da composição de interfaces e devem ser considerados no momento da criação dos layouts“.
Avaliação heurística é um termo cunhado por Jakob Nielsen e Rolf Molich em 1990, como método de inspeção para encontrar determinados tipos de problemas em uma interface do usuário.
1. Arte de inventar ou descobrir. 2. Método que pretende levar a inventar, descobrir ou a resolver problemas.
6 Passos para Conduzir uma Análise de Usabilidade na Web
6 Passos para Conduzir uma Análise de Usabilidade na Web
A usabilidade é um termo utilizado para definir a facilidade com que as pessoas empregam uma ferramenta ou mesmo um objeto para realizar uma tarefa.
Usabilidade é o termo utilizado para se referir à facilidade com que os usuários lidam com uma ferramenta. Em outras palavras, é a maneira com a qual um dispositivo ou funcionalidade tecnológica é aplicado para o cumprimento de seu objetivo.
Quais são as principais diferenças entre experiência do usuário e usabilidade? Com base nessas definições, podemos perceber que a usabilidade é uma forma mais específica de avaliar a qualidade da interface de um produto, enquanto a experiência do usuário é um conceito mais abrangente.
A norma oficial A ISO 9241–11 (1998) diz que: Usabilidade é a eficiência, eficácia e satisfação com a qual os públicos do produto alcançam objetivos em um determinado ambiente.
As metas de usabilidade são:
A norma ISO 13407, de 1999, sobre “Processo de projeto centrado no usuário para sistemas interativos” fornece orientações para atingir a qualidade em uso em atividades de projeto centrado no usuário que acontecem ao longo do ciclo de vida de sistemas interativos computacionais.
A Usabilidade é considerada tanto como um campo de estudo como também um atributo usado para definir a facilidade de uso de um Sistema de Interação Humano-Computador. Neste capítulo veremos cada um desses itens.
IHC é a abreviação para INTERAÇÃO HOMEM-COMPUTADOR, que no inglês é encontrado sob a sigla HCI – Human-Computer Interface. IHC também pode ser interpretado como INTERFACE HOMEM-COMPUTADOR, mas este equívoco de comparação ocorre por causa do histórico dos termos interface e interação.
A definição de Affordances foi originalmente proposta pelo psicólogo James Gibson em 1977 para denotar a qualidade de qualquer objeto que permite ao indivíduo identificar suas funcionalidades através de seus atributos (forma, tamanho ou peso) de maneira intuitiva e sem explicações.
A usabilidade está relacionada aos estudos de Ergonomia e de Interação Humano-computador. Segundo Barbosa [BARBOSA, 2010], "IHC é uma disciplina interessada no projeto, implementação e avaliação de sistemas computacionais interativos para uso humano, juntamente com os fenômenos relacionados a esse uso".
O IHC é o estudo da interação entre pessoas e computadores. É uma matéria interdisciplinar que relaciona a ciência da computação, artes, design, ergonomia, psicologia, sociologia, semiótica, linguística, e áreas afins.
A norma ISO 9241 trata do trabalho de escritório informatizado através do uso de planilhas eletrônicas e de processadores de textos, entre outros aplicativos. Esta norma internacional se destina aos profissionais encarregados de garantir um trabalho de escritório seguro e efetivo com os computadores.
Estrutura para especificar usabilidade Para especificar ou medir usabilidade, são necessárias as seguintes informações: uma descrição dos objetivos pretendidos. uma descrição dos componentes do contexto de uso incluindo usuários, tarefas, equipamentos e ambientes.
Ela funciona como uma pesquisa de mercado baseada em utilização por parte de pessoas ou grupos focais. Assim, de maneira automática, são recolhidos dados sobre comportamento, medindo e considerando as reações dos usuários diante de diferentes layouts e funcionalidades.
substantivo feminino Modo através do qual o usuário consegue, usando um computador, interagir com um programa ou com um sistema operacional: interface do Windows. [Informática] Seção compartilhada por dois dispositivos, programas ou sistemas, em que eles partilham ou trocam sinais e dados.
O que é Interface: Interface é o nome dado para o modo como ocorre a “comunicação” entre duas partes distintas e que não podem se conectar diretamente. ... A interface entre o software e o usuário é a tela de comandos apresentada por este programa, ou seja, a interface gráfica do software.
Há três tipos de interface: Interface de linha de comandos; Interface baseada em menus; Interface gráfica.
A Interface com o Usuário é uma parte fundamental de um software; é a parte do sistema visível para o usuário, através da qual, ele se comunica para realizar suas tarefas.
A disciplina de Interfaces Usuário-Máquina compreende o escopo de conhecer as necessidades de um público e idealizar uma solução para a necessidade encontrada, conversando com pessoas que conhecem e/ou vivenciam o tema, para que a solução desenvolvida seja pertinente.