Desde muito jovem, Pascoal Moreira Cabral dedicou-se ao sertanismo preador de índio. Em 1682, já era cabo da bandeira capitaneada por André Zunega, seu parente. Foi nessa expedição que Pascoal adentrou, pela primeira vez, em território mato-grossense, na região de Miranda, atual Mato Grosso do Sul.
O agronegócio responde por 30% do Produto Interno Bruto (PIB) de Mato Grosso do Sul, constituindo o motor da economia sul-mato-grossense. O Estado é o 5º maior produtor de grãos do País. No ranking do Agronegócio, MS detém, ainda, a 4ª posição na produção de milho e 3ª no abate de gado.
A agricultura se baseia nos cultivos de arroz, café, trigo, milho, feijão, mandioca, algodão, amendoim, cana-de-açúcar e, principalmente, soja, produto do qual o estado é um dos maiores produtores do Brasil. Na pecuária, Mato Grosso do Sul detém o maior rebanho bovino do país.
Historicamente, agricultura, pecuária e agroindústria são as principais atividades econômicas no MS. A região se destaca pela produção bastante diversificada no agronegócio, sendo uma grande fornecedora de vários produtos, como cana-de-açúcar, milho, gado, soja e celulose.
O Mato Grosso tem a economia baseada na agropecuária, principalmente na produção de soja e na criação de gado. A região Centro-Oeste tem sua economia baseada no setor da agricultura. Há outros também, como: o extrativismo mineral e vegetal, a indústria e etc.
Sua economia está baseado na produção rural (animal, vegetal, extrativa vegetal e indústria rural), indústria, extração mineral, turismo e prestação de serviços. Mato Grosso do Sul possui um dos maiores rebanhos bovinos do país.
Entre as indústrias do Mato Grosso do Sul mais importantes para a região podemos destacar:
agricultura
Das atividades, muitas são do ramo alimentício, com indústrias frigoríficas de bovinos, suínos e aves, entre elas a BRF – Brasil Foods S.A, originada da fusão entre Sadia e Perdigão, a Natural Poork – antiga Intercoop, a JBS Friboi e a Marombi Alimentos.
De acordo com o relatório, o valor do PIB de Mato Grosso gerado em 2017 está estimado em R$ 126,81 bilhões, resultando em um PIB per capita de R$ 37.
O Mato Grosso é banhado por duas importantes bacias, bacia do rio Amazonas e do rio Paraguai, os principais rios da bacia do Amazonas são Araguaia, Rio das Mortes, Xingu, Juruena, Manoel Teles Pires e Roosevelt.
As principais sub-bacias do estado são: Sub-bacia do Guaporé, Sub-bacia do Aripuanã, Sub-bacia do Juruena-Arinos, Sub-bacia do Teles Pires e Sub-Bacia do Xingu. Os rios pertencentes a Bacia Amazônica drenam 2/3 do território mato-grossense.
Mato Grosso tem 131 rios reconhecidos pela Agência Nacional de Águas reconhecidos por abastecer a população.
Geografia de Mato Grosso
Dessa forma, temos como resultado a presença de três formas e relevo dentro do Estado do Mato Grosso do Sul que são: Os planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná, que ocupa boa parte do Estado; a Depressão do Rio Miranda e a região da Planície Pantanal Mato-Grossense.
Tem mais depois da publicidade ;) Os pontos mais elevados são as serras de Bodoquena e Maracaju, entretanto, com altitudes modestas. Nesse contexto, ao longo do espaço geográfico de Mato Grosso do Sul a média de altitude varia entre 200 a 600 metros acima do nível do mar.
O ponto mais elevado é o morro Grande, no morro da Santa Cruz, com 1.