EQST

Precisa Haver?

Precisa haver?

“Devem haver outras formas de cultivar uma exposição de arte.” Nunca é demais lembrar que o verbo “haver” quando exprime as ideias de “existir” ou de “ocorrer” é considerado impessoal (sem sujeito), o que o leva a permanecer no singular.

Pode ter algo haver?

Por isso, quando quiser dizer que algo não tem relação a outro, use “a ver”. O verbo “haver” surge quando alguém precisa receber dinheiro de alguém ou recuperar algo que perdeu: Preciso haver meu dinheiro. Use “ter a haver” no sentido de “ter a receber”. Compare: Ana tem tudo a ver com as coisas que aconteceram.

Pode haver poetas?

Alternativa d: Pode haver poetas que pensam no desastre aéreo como sendo o arrebol. Junto com um verbo impessoal (neste caso, o verbo haver), os verbos auxiliares também ficam no singular.

Qual é correto deve se ou Devem-se?

Deve-se OU devem-se? Crítica do leitor: “Você diz que a forma correta é DEVEM-SE EVITAR as formas rebuscadas, afirmando que FORMAS REBUSCADAS é o objeto direto da forma passiva e portanto o sujeito da forma ativa. Acontece que FORMAS REBUSCADAS é o objeto direto do verbo EVITAR e não do verbo DEVER.

Qual a forma correta de escrever Vende-se ou Vendem-se?

As duas formas estão corretas e podem ser usadas para indicar que algo está à venda. A diferença está no sujeito. Em vendo, o sujeito está determinado: eu vendo.

Faz ou fazem 24 horas?

Se o sujeito está explícito na oração, use “fazem”; se o sujeito é inexistente, use “faz”.

Por que em frases como Vendem-se casas não há sujeito indeterminado?

O verbo fica sempre na terceira pessoa do singular. Portanto, de acordo com a gramática tradicional, vende-se casas está errado porque: Não é VPS porque o verbo não concorda em número com o sujeito oficial, casas. Não é VASI, porque a VASI não admite verbos transitivos diretos como vender.

Qual o certo Aluga-se casas ou Alugam-se casas?

a) Aluga-se casas = Casas é alugada. b) Alugam-se casas = Casas são alugadas.

Como que se escreve aluguel?

As duas são corretas. ALUGUÉIS é plural de ALUGUEL e ALUGUERES é plural de ALUGUER, forma mais antiga ainda usada em Portugal e em textos jurídicos.

Qual é o sujeito da frase Vende-se casas?

Na frase Vendem-se casas, o sujeito é casas e o verbo, seguido de um pronome se apassivante, concorda com o sujeito. Esta frase é equivalente a casas são vendidas. Na frase Vende-se casas, o sujeito indeterminado está representado pelo pronome pessoal se, com o qual o verbo concorda.

Como se escreve Aluga-se kit net?

No Brasil, se entende por um apartamento de pequenas proporções, formado geralmente por apenas dois cômodos (peças ou partes): uma sala-quarto-cozinha e um banheiro, sendo ambos com um espaço extremamente reduzido. É também comum encontrar grafias incorretas como os populares: kitnet, kitnete, kitinete etc.

Qual a forma correta de escrever kitnet?

Em português recebe o nome de quitinete. Apesar de esse ser seu significado literal, não é um imóvel reduzido a um único cômodo. Trata-se de um apartamento com proporções menores e poucos cômodos, geralmente apenas três: banheiro, sala em conjunto com o quarto, e cozinha combinada com a área de serviço.

Como se escreve aluga?

"ALUGA-SE ou ALUGAM-SE apartamentos?" O certo é "ALUGAM-SE apartamentos". A presença da partícula apassivadora "SE" faz a frase ser passiva, ou seja, o sujeito é quem sofre a ação do verbo(= apartamentos), e não quem pratica a ação de alugar.

O que é um kitnet conjugado?

Kitnet é uma adaptação da palavra kitchenett, de origem inglesa, e quer dizer “pequena cozinha”. Também conhecido como quitinete, conjugado, JK ou simplesmente kit, este tipo de apartamento costuma ser a primeira moradia de muita gente, estudantes longe de casa, solteiros e até casais.