A FUNDACENTRO é uma instituição de pesquisa e estudos relativos à segurança, higiene e medicina do trabalho, vinculada ao Ministério do Trabalho a FUNDACENTRO foi fundada quando a preocupação com os altos índices de acidentes e doenças do trabalho crescia no Governo e entre a sociedade.
Resumo: A Coordenação de Higiene do Trabalho da Fundacentro publicou, em 1980, uma série de Normas Técnicas denominadas Normas de Higiene Ocupacional- NHO, hoje designadas Normas de Higiene Ocupacional-NHO.
NEN - O termo significa Nível de Exposição Normalizado e representa o Nível Médio (LAVG, TWA, LEQ) convertido para uma jornada padrão de 08 horas, para fins de comparação com o limite de tolerância de 85 dBA.
Nesse caso vou convencionar que o trabalhador trabalha numa jornada de 8 horas diárias (480 minutos). NE = Nível médio representativo de exposição diária (fizemos o cálculo dele num artigo anterior a este). Te = Tempo de duração (exposição) convertido em minutos (8 horas de trabalho x 60 minutos = 480 minutos).
Entre os fatores, está o ruído ocupacional. De forma simples, ele corresponde a qualquer som indesejável que acontece no local de trabalho, durante a jornada. O problema é que a exposição prolongada e/ou a níveis muito elevados prejudica a saúde e pode levar à perda de audição por parte do colaborador.
Além da perda auditiva, o trabalhador em situação de barulhos acima do recomendado pode desenvolver estresse, taquicardia, fadiga, distúrbios musculares e emocionais, problemas cardiovasculares, entre outros.
A exposição ao ruído pode ser prejudicial para a saúde dos trabalhadores. O efeito mais conhecido da exposição ao ruído no trabalho é a perda de audição, problema já observado entre os caldeireiros em 1731. Contudo, o ruído pode igualmente agravar o stresse e aumentar o risco de aciden- tes.