A candidíase tem cura. O tratamento consiste no uso de medicamentos e pomadas antifúngicas, como o Fluconazol. Deve ser de acordo com indicação médica e feito, também, pelo parceiro sexual, caso seja do tipo genital, visto que o fungo pode ser transmitido através do sexo.
A dose recomendada de Azitromicina Di-Hidratada IV é de 500 mg, em dose única diária, por via intravenosa, durante 1 ou 2 dias. A substituição do tratamento intravenoso para o tratamento oral deve ser estabelecida a critério médico, de acordo com a resposta clínica.
O fungo causador faz parte da flora vaginal saudável e está presente no organismo em pequenas quantidades. Se o seu organismo está prejudicado, seja por estresse, baixa imunidade ou até mesmo a famosa TPM, os fungos se multiplicam e podem gerar a infecção.
O tratamento da candidíase em homens pode ser feito com antifúngicos em creme ou pomada. As melhores opções são o Clotrimazol 1% ou o Miconazol 2%, duas vezes ao dia, por 1 a 3 semanas. Uma opção mais simples consiste no fluconazol, comprimido de 150 mg, tomado em dose única.
Uma opção de tratamento caseiro para candidíase no homem é através da aplicação de iogurte natural diretamente na região acometida pelo fungo, deixando agir por cerca de 30 minutos. O iogurte é eficaz porque contém bactérias benéficas que ajudam a reduzir a aliviar os sintomas da candidíase.