A Epistemologia Genética defende que o indivíduo passa por várias etapas de desenvolvimento ao longo da sua vida. O desenvolvimento é observado pela sobreposição do equilíbrio entre a assimilação e a acomodação, resultando em adaptação.
Principal representante da psicologia da aprendizagem, que centra suas investigações nas estruturas cognitivas, Jean Piaget defendia a ideia de que o conhecimento não existe: aquilo a que se dá este nome é um conjunto de capacidades intelectuais hierarquicamente classificadas que requerem uma visão científica mais ...
Segundo a Teoria de Piaget, o crescimento cognitivo da criança se dá por assimilação e acomodação. O indivíduo constrói esquemas de assimilação mentais para abordar a realidade. ... É através das acomodações (que, por sua vez, levam à construção de novos esquemas de assimilação) que se dá o desenvolvimento cognitivo.
Piaget desenvolveu o que chamou de Psicologia Genética. ... A ideia fundamental da teoria de Piaget é de que o conhecimento se desenvolve com base nas relações de troca que o indivíduo estabelece com o meio, logo, conhecer implica agir sobre a realidade, física ou mentalmente.
Já a acomodação seria a tendência do organismo de ajustar-se a um novo objeto e assim, alterar os esquemas de ação adquiridos, a fim de se adequar ao novo objeto recém-assimilado. ...
A acomodação é a atividade pelo qual os esquemas de ação e do pensamento se modificam em contacto com o objeto. Pode ser espontânea no caso de se tratar de um esquema reflexo ou automatizado, ou pode ser voluntária, dirigida e refletida.
Acto ou efeito de acomodar; colocação, emprego; adaptação; conciliação.
Acomodação - é o processo de assentamento , de ajustar-se à determinada coisa , ocupando o seu espaço. Assimilação - absorção de determinada cultura , por exemplo. Se adapta, não opõe resistência à novos hábitos.
Segundo Piaget (WADSWORTH, 1996), a teoria da equilibração, de uma maneira geral, trata de um ponto de equilíbrio entre a assimilação e a acomodação, e assim, é considerada como um mecanismo auto-regulador, necessária para assegurar à criança uma interação eficiente dela com o meio-ambiente.
substantivo masculino O que perdeu o equilíbrio mental; doido; maníaco; insensato.
DESEQUILÍBRIO: quando a criança viu o ventilador, para ela um objeto desconhecido, encontrou-se em desequilíbrio já que os conhecimentos que o próprio objeto tinha sobre ele eram muito maiores que os conhecimentos que o cérebro da criança tinha sobre o objeto.
Há casos em que, ao ser desafiada a compreender determinada informação, a criança mostra-se perdida ou desinteressada. ... Há, finalmente, situações em que ocorre a chamada "equilibração majorante", quando o indivíduo constrói as estruturas mentais que possibilitam subir de nível cognitivo - ou seja, compreender algo novo.
De acordo com Piaget, ao provocarmos o desequilíbrio cognitivo do aluno estamos estimulando a acomodação do novo conhecimento na mente da criança, fazendo-a associar a situação nova apresentada com uma experiência já vivida, de forma que esta possa comparar e questionar a situação nova apresentada, formando, assim, o ...
Cognição é uma palavra associada ao processo de aprendizado e elaboração do conhecimento. É a partir do processo cognitivo que o ser humano consegue desenvolver suas capacidades intelectuais e emocionais, isto é, linguagem, pensamento, memória, raciocínio, capacidade de compreensão, percepção etc.
A cognição significa a função da inteligência ao adquirir um conhecimento. ... Para nos aprofundarmos nesse conceito, é correto dizer que o processo de conhecer envolve atenção à percepção, a memória, o raciocínio, o juízo, a imaginação, o pensamento e a linguagem.
A Psicologia Cognitiva tem o objetivo de, nos mais diversos cenários de atuação, entender a relação entre o que as pessoas pensam, o que sentem e como se comportam.
Para que uma criança passe por um processo de aquisição típico de leitura e escrita, são necessários processos como os de memória, por exemplo, de memória de longo prazo, memória semântica e memória de trabalho.
Os 8 processos psicológicos básicos são: (a) Percepção, (b) Aprendizagem, (c) Linguagem, (d) Pensamento, (e) Atenção, (f) Memória, (g) Motivação e (h) Emoção. Ao longo do artigo eles serão expostos individualmente, mas esses processos estão altamente relacionados entre si.