A energia geotérmica – também chamada de energia geotermal – é o aproveitamento do calor existente no interior da Terra para a produção de energia através de técnicas de engenharia que permitem a conversão da energia proveniente das elevadas temperaturas em eletricidade.
A energia geotérmica é a energia calorífica oriunda da terra. ... A energia elétrica pode ser obtida através da perfuração do solo em locais onde há grande quantidade de vapor e água quente, estes devem ser drenados até a superfície terrestre por meio de tubulações específicas.
A instalação de uma usina geotérmica é feita em regiões que possuem grandes volumes de águas geotérmicas vulcânicas. No local, é instalada uma central de perfuração para extrair o vapor d'água (em temperatura superior a 370°C) e enviá-lo para centrais que convertem o calor em energia elétrica.
A energia geotérmica pode ser utilizada como uma importante fonte de produção de eletricidade, além de permitir o uso doméstico e industrial da água aquecida. ... A energia geotérmica seria o aproveitamento de todo esse calor interno para a produção de eletricidade.
Atualmente, cerca de 25 países do planeta utilizam a energia geotérmica, sendo que no Brasil não há um grande potencial para exploração desse tipo de energia, já que ela é explorada em áreas de transição entre as placas tectônicas. Além disso, não há tanto incentivo para seu uso.
De acordo com a Associação Geotérmica Internacional (IGA, sigla em inglês), existem 25 países que possuem plantas de geração de energia elétrica geotérmica no mundo. Entre estes o que tem maior capacidade de produção são os EUA, com 2020 MW, cerca de 28% a menos do que em 1995.
Apesar de ser uma das fontes renováveis menos custosas e mais confiáveis, extrair calor do magma terrestre é quase exclusividade da Islândia. Tais usinas de energia são comuns no país, mas pouco conhecidas no resto do mundo. ...