Os sistemas coletores de drenagem pleural ou mediastinal utilizam o princípio da sifonagem subaquática que funciona como uma válvula unidirecional, também denominada drenagem pleural fechada ou drenagem em selo d'água.
Para reestabelecer a pressão negativa intrapleural é necessário um selo para o dreno torácico (sistema de drenagem subaquática) que impeça a entrada de ar vindo de fora. Existem vários tipos de sistemas de drenagem (uma, duas ou três câmaras).
Toracotomia com drenagem fechada ou toracotomia com drenagem em selo d'água é um procedimento no qual um dreno calibroso é inserido dentro do tórax e conectado a um dispositivo capaz de fazer pressão negativa e puxar ar ou líquido de dentro da caixa torácica (selo d'água) e impedir que ele se acumule, atrapalhando a ...
O dreno é um pequeno tubo fino que pode ser inserido na pele após algumas cirurgias, para ajudar a retirar o excesso de líquidos, como sangue e pus, que podem acabar se acumulando no local operado.
Dreno de Penrose É um dreno de borracha, tipo látex, utilizado em cirurgias que implicam em possível acúmulo local de líquidos infectados, ou não, no período pós-operatório.
A fim de evitar depósitos de fibrina que possam vir a ocluir seu lúmen, o dreno de penrose deve ser observado e mobilizado em intervalos de 12 horas, ou seja, tracionado em cada curativo (exceto quando contra-indicado), cortado seu excesso e recolocado o alfinete de segurança estéril, usando luva esterilizada.
Medir o conteúdo drenado três vezes ao dia, sempre lavando as mãos antes e após o procedimento; Anotar a hora, data e o volume drenado; Apertar o dreno (parte sanfonada), e fechar a tampa com o dreno apertado; ABRIR O CLAMP (trava);
Troca do curativo: deve ser feita em casa ou no consultório médico e com que frequência. Limpeza da cicatriz cirúrgica com antisséptico e proteção com gaze e micropore. Em caso de dor ou presença de secreção na incisão cirúrgica, o que fazer. Retirada dos pontos.
O uso de dreno é um procedimento normal em cirurgias abdominais. Dependendo das condições durante a cirurgia, pode-se colocá-los por segurança. Ocasionalmente o dreno poderá evitar uma reoperação, facilitando o tratamento.