Resíduos potencialmente infectantes, ou resíduos de serviço de saúde que apresentam risco biológico (infectantes), são aqueles resíduos que apresentam possibilidade de estarem contaminados com agentes biológicos, tais como: bactérias, fungos, vírus, microplasmas, príons, parasitas, linhagens celulares e toxinas.
os lixos infectantes devem ser identificados (conforme símbolo disposto na NBR-7500 da ABNT) e acondicionados em um saco branco; os sacos plásticos com lixos infectantes jamais devem ficar em contato com o chão; as carcaças de animais deverão ser acondicionadas separadamente.
A Coleta de lixo infectante SP, é realizada com veículos licenciados com as mais diversas licenças, equipados com kit de emergência e motoristas capacitados com o curso MOPP, conforme procedimento descritos no Decreto Federal Nº. que regulamentam o transporte de resíduos perigosos.
As lixeiras com pedal são perfeitas quando se trata do lixo produzido em hospitais, clínicas médicas e postos de saúde, por exemplo. É preciso ter atenção redobrada por se tratar de material infectante e seguir precauções com a utilização adequada do material de descarte.
Resíduos contendo substâncias químicas que podem apresentar risco à saúde pública ou ao meio ambiente. Resíduos perigosos: antimicrobianos, hormônios sintéticos, quimioterápicos e materiais descartáveis por eles contaminados; ... Quaisquer resíduos do GRUPO D, comuns, com risco de estarem contaminados por agente químico.
5a Questão (Ref.: Fórum de Dúvidas (2 de 4) Saiba (0) São objetivos do gerenciamento de adequado dos Resíduos dos Serviços de Saúde, EXCETO: Aprender sobre a composição, a classificação, a legislação, as normas e as resoluções dos descartes dos resíduos.
IV - Produtos considerados perigosos (tóxicos, corrosivos, inflamáveis e reativos). Está correta a alternativa: Resposta a. I, II e IV. Pergunta 10 São conhecidos como resíduos perigosos à saúde e classificados no grupo “C”: I - Os materiais radioativos.