O que causa Bicitopenia? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
OBS: A bicitopenia ou a pancitopenia podem ser decorrentes de doenças hematológicas, como Aplasia Medular, Síndromes Mielodisplásicas, Mielofibrose, entre outras, mas também pode ser decorrente de doenças infecciosas, reumáticas, exposição a medicamentos, etc.
Qual o tratamento para pancitopenia?
O tratamento para pancitopenia deve ser orientado por um hematologista, mas normalmente é iniciado com transfusões de sangue para aliviar os sintomas, sendo que depois é necessário tomar remédios por toda a vida ou fazer um transplante de medula para manter os níveis recomendados de células no sangue.
O que é uma leve leucopenia?
Leucopenia: Redução no número de leucócitos no sangue. Os leucócitos são responsáveis pelas defesas do organismo, são os glóbulos brancos. Quando a quantidade de leucócitos no sangue é inferior a 6000 leucócitos por milímetro cúbico, diz-se que o indivíduo apresenta leucopenia.
O que pode causar trombocitose?
Processos crônicos também podem cursar com trombocitose e incluem deficiência de ferro, anemia hemolítica, asplenia, neoplasias malignas e doenças inflamatórias crônicas como doenças do tecido conectivo, arterite temporal, tuberculose, doença inflamatória intestinal e pneumonite crônica.
Qual o tratamento para trombocitose?
No caso da contagem plaquetária encontrar-se superior a 750.000 na trombocitose primária, utiliza-se a aspirina que, aparentemente, desempenha papel protetor quando administrada em baixas doses. Níveis mais extremos são tratados com hidroxiureia, que é um agente citorredutor (diminui o número plaquetário).