Granizo: corresponde a pedras de gelo, tem origem no alto das nuvens do tipo cúmulos, lugar onde a temperatura é muito reduzida. Neve: esse tipo de precipitação ocorre através da baixa temperatura das nuvens (0ºC) e promove congelamento do vapor de água produzindo, dessa forma, pequenos cristais de gelo.
Para calcular a pluviosidade total anual é preciso fazer o somatório das pluviosidades (geralmente médias) mensais. Ou seja, somar o quantitativo de chuvas ao longo dos 12 meses do ano. Sempre que quiser a média é só somar o todo e dividir pela quantidade deles.
Índice pluviométrico é uma medida em milímetros, resultado do somatório da quantidade da precipitação de água (chuva, neve, granizo) num determinado local durante um dado período de tempo. O instrumento utilizado para este fim recebe o nome de pluviômetro.
Entende-se por precipitação a água proveniente do vapor de água da atmosfera depositada na superfície terrestre sob qualquer forma: chuva, granizo, neblina, neve, orvalho ou geada.
Quais as características principais das chuvas que devem ser observadas? Impactos e causas Intensidade e duração Área e Impactos Distribuição espacial e temporal A forma de medição e o instrumento utilizado 2.
Um climograma tem duas ordenadas: uma à esquerda, onde normalmente são representadas as precipitações, e outra à direita, onde são marcadas as temperaturas. No eixo das abscissas são assinalados os meses do ano. As temperaturas são representadas por uma linha vermelha; e as precipitações, por barras azuis.
Os locais onde são instalados os pluviógrafos e/ou pluviômetros são denominados postos pluviométricos. A duração da precipitação, que aqui será denotada por ∆t ou td, constitui-se também em importante grandeza a caracterizar as chuvas. Ela corresponde ao período de tempo durante o qual a chuva cai.
O índice pluviométrico refere-se à quantidade de chuva por metro quadrado em determinado local e em determinado período. ... Quando escutamos que choveu 7 milímetros na cidade, por exemplo, significa que essa seria a altura média alcançada pela água a partir do chão, na área total da cidade em determinado período de tempo.
Medimos a chuva em milímetros (mm) porque para medir a chuva usamos um aparelho chamado pluviômetro, que é um coletor da água de precipitação, com uma área de coleta conhecida. ... Assim, quando dizemos que choveu 25mm em uma região estamos falando que em cada metro quadrado dessa região choveu o volume de 25 litros.
20mm de chuva equivale a 20 litros de água por metro quadrado. Se chover 20mm em uma hora a chuva será considerada forte, mas uma chuva fraquinha durante o dia todo pode chegar ao mesmo volume.
Resposta: 2mm de chuva é pouco. 2mm de chuva equivale a 2 litros de água por metro quadrado. Este volume, em se tratando de chuva, é pouco. Esta chuva não é suficiente nem para molhar a superfície do solo e essa quantidade pode ser precipitada em menos de 5 minutos dependendo da intensidade da chuva.