EQST

O Que Acontece Com O Imposto Retido Na Fonte?

O que acontece com o Imposto retido na fonte? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

O que acontece com o Imposto retido na fonte?

O Imposto de Renda Retido na Fonte, ou IRRF, ou ainda IRF, processa-se quando a Receita Federal cobra o imposto de forma mensal e diretamente do salário dos trabalhadores CLT que ganham quantias que ultrapassam o teto estipulado pelo órgão. Essa cobrança ocorre na folha de pagamento do colaborador.

É preciso declarar imposto de renda retido na fonte?

Mesmo que você tenha recebido, em 2020, menos de R$ 28.559,70, faixa em que você não é obrigado a declarar o Imposto, é bom prestar atenção se você não teve, em algum mês, valores retidos. Isso pode acontecer, por exemplo, em um mês que você recebeu o salário e o pagamento de férias, por exemplo.

É possível restituir o Imposto de Renda retido na fonte?

O valor a ser restituído é disponibilizado na conta pessoa física do contribuinte em uma das datas previstas para a restituição. Caso o contribuinte caia na malha fina, para receber a restituição será necessário apresentar os comprovantes para ter acesso a devolução do imposto paga a mais na fonte.

Como restituir 100% do imposto de renda?

Veja a seguir como informar estes gastos, caso você opte pela dedução legal,para aumentar sua restituição.
  1. 1 – Gastos com dependentes. ...
  2. 2 – Gastos com saúde. ...
  3. 3 – Gastos com educação. ...
  4. 4 – Gastos com pensão alimentícia. ...
  5. 5 – Gastos com previdência privada PGBL.
17 de mai. de 2021