EQST

O Que Aconselhamento Diretivo E No-diretivo?

O que é Aconselhamento diretivo e não-diretivo?

Aconselhamento diretivo: enfoque em questões e queixas específicas. Possui um raciocínio clínico (médico). ... Aconselhamento não-diretivo: Há uma obtenção gradativa de insights por parte do aconselhando, este é ouvido com o objetivo de que ele possa situar-se através de sua própria fala.

Qual é a base da Psicoterapia Humanista não-diretiva descrita por Carl Rogers?

A obra desenvolve as ideias que Rogers apresentara em sua palestra de 11 de dezembro de 1940, que ele define como o momento do nascimento de sua proposta inovadora de psicoterapia. A Psicoterapia Não-Diretiva parte de conceitos que têm como base o impulso individual para o crescimento e para a saúde.

Quais são as etapas do aconselhamento psicológico?

São elas:

  • Empatia: compreender a experiência do outro como se fosse a própria, sem jamais esquecer a condição “como se”.
  • Coerência ou autenticidade: ser como você parece, sempre coerente, digno de confiança no relacionamento.
  • Consideração positiva: interessar-se por seu cliente.

O que é Aconselhamento Psicológico na Abordagem Centrada na Pessoa?

O Aconselhamento Psicológico tem como teoria a de Carl Rogers com a abordagem centrada na pessoa, em seus sentimentos, conflitos e percepções, acreditando na potencialidade do homem e conseqüentemente capacidade de crescer e dar novos significados a sua vida.

Qual o objetivo do aconselhamento?

O objetivo do aconselhamento é capacitar o paciente a dominar situações da vida, e engajar-se em atividade que produza crescimento e tomada.

Quais formas o profissional de psicologia pode contribuir em uma boa saúde alimentar?

Incentivar a manter os novos hábitos Durante as sessões de psicoterapia, o psicólogo também pode fiscalizar os hábitos alimentares do paciente e agir como um reforço desse comportamento. Pode parecer algo banal, mas isso ajuda diversas pessoas a manter seus novos hábitos.

Quais as contribuições da psicologia e da nutrição para a mudança do comportamento alimentar?

Quando investigados sobre (3) eficácia do grupo psicoeducativo na mudança do comportamento alimentar, os participantes relataram que participar do grupo proporcionou melhora da autoestima, mudança de hábitos, realização de atividade física com maior frequência, compartilhar problemas com os outros, mudança de ...

Qual a importância da psicologia para a nutrição?

A aplicação dos conhecimentos de psicologia colabora com o nutricionista, pois este se encontra em uma posição favorável para motivar a mudança nos hábitos alimentares do paciente. O processo de mudança é árduo, pois a pessoa pode até saber o que comer, mas se sente muitas vezes, incapaz de fazê-lo.

Qual a importância da nutrição comportamental na saúde do corpo e da mente?

Ele possibilita manter o foco apenas no momento presente, sem distrações e sem fazer nenhum tipo de julgamento, possibilitando uma alimentação consciente, onde o indivíduo praticante aprende a perceber os sinais do corpo e ter uma relação saudável com a comida.

Qual a importância da nutrição na saúde?

É através da ingestão dos alimentos corretos que o organismo recebe os nutrientes, vitaminas e minerais que precisa para manter seu funcionamento da melhor maneira, inclusive prevenindo contra doenças como anemia, obesidade, diabetes tipo 2, acidente vascular cerebral (AVC) e várias outras.

Qual a importância da nutrição na adolescência?

Da mesma forma, a nutrição desempenha um papel fundamental durante a adolescência, período de crescimento acelerado, de rápidas modificações e que requer um amplo fornecimento de energia e nutrientes. As doenças crônicas degenerativas são responsáveis por elevados índices de mortalidade entre adultos.

Qual a importância do exercício físico e a alimentação nas diferentes fases da vida?

Um estilo de vida ativo está associado à redução da incidência de várias doenças crônico-degenarativas e da mortalidade cardiovascular em geral. Quando bem orientada e associada a uma alimentação saudável e bem equilibrada, a atividade física promove benefícios físicos e psicológicos nas diversas fases da vida.

Qual a ordem do processo da nutrição?

O processo de nutrição – ingestão, digestão, absorção, metabolismo e excreção – é um dos fatores importantes para manter as funções do organismo em dia em todas as fases da vida. Os nutrientes suficientes variam de acordo com a fase da vida: infância, adolescência, adultos e idosos.

Quais são os diferentes tipos de nutrição?

Os dois principais tipos de nutrição são: a nutrição heterotrófica, característica dos animais, fungos e algumas bactérias; e a nutrição autotrófica, característica das plantas e da maioria das bactérias.