Concretagem Espalhe bem o concreto preenchendo todos os espaços vazios principalmente nos encontros entre as vigas e lajotas garantindo a solidez do conjunto. Molhe bem a laje durante 5 dias após o capeamento efetuando assim a cura do concreto. ATENÇÃO: Retire o escoramento somente 21 dias após a concretagem.
Laje treliçada é um tipo de laje pré-moldada ou pré-fabricada composta por vigotas com armações treliçadas. Entre elas devem ser encaixadas as placas de isopor (EPS) ou as lajotas de cerâmica ou cimento. Ela surgiu na Europa com o propósito de ser uma opção mais barata que as lajes de concreto.
Forro de isopor: vale a pena substituir a laje cerâmica por...
Mas de maneira geral, uma laje plana é mais barata do que um telhado com desempenho térmico e resistência similares. E quanto mais recortado for o telhado inclinado, mais caro ele é.
Para a composição da laje leve, existem dois materiais principais:
11 Respostas A laje pesa mais que o telhado. Muito obrigado.
1) Escolha a telha certa para o seu bolso Não há dúvida: as telhas de fibrocimento são as mais econômicas do mercado. Por serem oferecidas em grandes chapas, ocupam mais espaço com menos material, além do fato de terem uma instalação rápida e simples, o que também ajuda a economizar na mão de obra.
Consumo por metro quadrado: Embora uma peça de telha de concreto seja mais pesada em relação a telha cerâmica, utiliza-se menos telhas de concreto por metro quadrado. O consumo por m² da telha de concreto é de aproximadamente 10,4 telhas contra as 18 telhas de cerâmica (tipo romana).
O que é a laje de forro E finalmente, a laje de forro é geralmente de concreto armado e executada no local. Além do concreto armado, também existem as pré-moldadas de concreto, compostas por vigotas de formato “T” ou outras vigas pequenas treliçadas ou lajotas.
A diferença entre a laje piso e forro consiste na ferragem adicional colocada dentro da vigota para atender a sobrecarga necessária a cada situação. O enchimento utilizado na montagem da laje pode ser com lajota cerâmica ou placas de EPS (isopor).
Resistência: a laje de isopor aguenta peso, é segura e suporta um segundo piso na casa, assim como a laje de alvenaria. No entanto, é muito importante procurar um arquiteto ou engenheiro para fazer a avaliação estrutural.
Vantagens da laje de isopor
A vibração não necessariamente quer dizer que haja algum problema na laje, a menos que seja uma vibração muito grande ou muito "duradora". Se for vibração ou sonido firme e rápido, pode estar dentro da normalidade.
As medidas corretivas são basicamente diminuir o vão, conseqüentemente diminuindo os momentos fletores atuantes na laje. Sendo assim esta laje deverá ser cortada ao meio. Esta operação exige a execução de uma estrutura auxiliar composta de viga apoiada em pilares, servindo de sustentação para as novas seções.