O abstracionismo refere-se às formas de arte não administradas pela figuração e pela imitação do mundo, ou seja, não representam objetos próprios da realidade concreta. Ao contrário, se utiliza das relações formais entre cores, linhas e superfícies para produzir a realidade da obra.
O abstracionismo surgiu em meio ao ambiente renascentista, quando a arte e beleza desse movimento predominava na cultura artística, já que o artista tinha seu talento mensurado a partir da reprodução rigorosa e ideal do mundo à sua volta.
A arte abstrata é um movimento das artes plásticas que tem como característica mais marcante a representação das formas de maneira não real. ... O movimento é considerado uma forma de oposição em relação aos movimentos da vanguarda europeia, principalmente ao realismo, tanto na pintura como na escultura e na gravura.
Em detrimento da vanguarda européia modernista, o Abstracionismo surgiu no inicio do século XX, como já mencionamos. Seu fundador e consolidador foi Wassily Kandinsy, que expôs suas pinceladas abstracionistas por volta de 1910.
O cubismo durou entre os anos de 1907 e 1914 e foi dividido em três fases. A primeira delas, chamada de cézzaniana ou analítica, ocorreu entre os anos de 1907 e 1909. O nome deve-se ao destaque das obras de arte de Paul Cézanne nesse período. Na sequência, entre 1909 e 1912, surgiu a fase analítica ou hermética.
O futurismo é um dos movimentos de vanguarda surgidos no início do século XX. Oficialmente, nasceu em 1909, com a publicação do primeiro Manifesto futurista, assinado pelo seu líder, o escritor Filippo Tommaso Marinetti (1876-1944).
1907
Pablo Picasso
O cubismo é o primeiro movimento das vanguardas europeias e surgiu em 1907, com a obra As senhoritas de Avignon, de Pablo Picasso. Assim, esse movimento aconteceu em uma época marcada por inovações tecnológicas, quebra com o pensamento tradicional e tensão política que precedeu a Primeira Guerra Mundial (1914-1918).
Movimento retratava a realidade por meio das formas geométricas. O Cubismo é um movimento artístico que surgiu na França durante o século XX. ... O cubismo não tinha o compromisso de representar a natureza de forma realista, assim, ele rompeu com os padrões estéticos que existiam na época.
Na verdade o cubismo tem três características principais: -Demonstra os objetos escolhidos em cubos. -Descreve a natureza morta com poucas cores, fazendo contrastes de sombras mais fortes entre tons de claro e escuro. -Não utiliza a perspectiva, os são desenhos denominados por figuras geométricas e são sobrepostos.
Essa proposta de arte era irreverente e espontânea, pautada na irracionalidade, na ironia, na liberdade, no absurdo e no pessimismo. O intuito principal era de chocar a burguesia da época e criticar a arte tradicionalista, a guerra e o sistema. Foi assim que aleatoriamente foi escolhido o termo "dadaísmo".
A arte abstrata surge em meados anos de 1920 a partir do trabalho de Wassily Kandinsky (1866-1944), tendo como principal característica a ausência de relação direta com a realidade dos seres e das coisas. ... O estilo se abstém da realidade e da construção de uma narrativa histórica ou literária.