A dextrinização do amido é a hidrólise no aquecimento prolongado. Rompimento gradativo das membranas liberando dextrina. Substâncias ácidas também hidrolisam o amido. Esse processo melhora a digestão do amido.
A gelatinização é a operação unitária que conduz a "soldagem" dos grãos de arroz que estariam propícios a quebra durante a operação de beneficiamento (no momento da retirada da casca e do farelo durante o processamento do arroz polido tradicional).
O amido waxy é diferente do amido nativo ou comum (também conhecido por goma ou fécula) e é considerado o produto da mandioca com maior valor agregado por ser utilizado em diversos tipos de indústria. “Amido diferenciado não significa que é melhor que outros. São produtos diferentes que têm aplicações distintas.
Os amidos modificados alimentícios são amidos nos quais uma ou mais de suas características originais tenham sido modificadas mediante processo tecnológico adequado, através de tratamento físico ou químico. O amido modificado é também utilizado na produção de polímeros sintéticos, desde os anos 70.
Alguns produtos já especificam o tipo de açúcar usado, principalmente os alimentos ditos mais saudáveis. Amido modificado: significa que o amido foi modificado quimicamente e suas características foram alteradas. Só acrescenta calorias vazias e açúcar no produto. Xarope de milho: é açúcar com nome diferente.
Qual principal vantagem industrial de utilizar amidos modificados? ... Evitar que ocorra a retrogradação do amido em produtos processados.
A pectina é um tipo de fibra solúvel que pode ser encontrada naturalmente em frutas e verduras, como maçã, beterraba e frutas cítricas.
A gelatina é o gelificante mais conhecido. Trata-se de uma substância translúcida, incolor ou amarelada, praticamente insípida e inodora, que se apresenta em folhas, escamas, fragmentos, pó fino ou grosso. A gelatina forma um gel termorreversível; aumentando a temperatura acima de 30ºC a 35°C, obtém-se uma solução.
Agentes espessantes usados em cosméticos ou produtos de higiene pessoal incluem líquidos viscosos tais como polietilenoglicol, polímeros sintéticos tais como Carbopol (uma marca registrada para ácido poliacrílico) e gomas vegetais.
Os espessantes são substâncias que conferem aumento da viscosidade do alimento, sem nenhuma interferência nas suas propriedades.
Os Agentes Espessantes são conhecidos também como Agentes de Ligação ou até mesmo Liaisons*. Eles servem para engrossar líquidos. Os espessantes são classificadas em dois grupos: Naturais e Elaborados.
O agente espessante é a substância ou a mistura de ingredientes que aumenta a densidade de uma preparação, deixando-a mais condensada e consistente. Na confeitaria, o processo de elaboração do espessante requer cuidado e técnica, pois envolve a manipulação de elementos que podem ou não se agrupar bem.
Segundo a legislação brasileira, espessante é uma substância capaz de aumentar a viscosidade de soluções, emulsões e suspensões. ... Emprega-se na produção de cosméticos como agente estabilizador de sistemas dispersos, como suspensões (sólido-líquido), emulsões (líquido-líquido) ou espumas (gás-líquido).
Estabilizantes são aditivos alimen- tares que asseguram as características físicas de emulsões e suspensões, sendo usualmente aplicados em conservas, doces, sobremesas, lacticínios, sopas, caldos concentrados, panificação, mas- sas, alimentos processados, biscoitos, sorvetes, achocolatados e sucos.
Goma Xantana malha 200 é um polissacarídeo obtido naturalmente pela fermentação da bactéria Xanthomonas campestris que sintetiza a goma para evitar sua desidratação. É um aditivo bastante utilizado na indústria farmacêutica e alimentícia como estabilizante, espessante e emulsificante.
Mas a goma xantana é melhor aproveitada em produtos secos, como pães e massas. Apesar dessa goma ter gordura, ela é um polissacarídeo obtido pela fermentação de cereais, o que faz da xantana uma opção ideal para pessoas intolerantes ou alérgicas ao glúten ou trigo.