Coordenação motora diz respeito à capacidade do nosso corpo de realizar movimentos articulados e é resultado da interação entre os sistemas muscular, esquelético, nervoso e sensorial.
A capacidade que o corpo tem de desenvolver um movimento é chamada de coordenação motora. Pular, correr, andar, saltar ou realizar tarefas que exijam maior habilidade, como segurar um lápis, bordar, desenhar, recortar, tudo isso exige de nós coordenação motora.
Atividades de coordenação motora: Top 5 que você precisa conhecer
Quando a falta de habilidade nos movimentos é grande, pode ser doença. Todo mundo conhece alguém que vive derrubando tudo que aparece pela frente. É a falta de coordenação motora, um problema comum, que normalmente vem desde cedo, mas que pode ser amenizado com alguns exercícios específicos.
Atividades como cortar papel com tesouras, fechar botões de roupas, brincar com blocos, pegar objetos com as mãos, comer, escrever e colorir estimulam a coordenação motora fina. As habilidades motoras finas são muito importantes para o aprendizado, o autocuidado e para brincar.
A importância da coordenação motora fina É muito importante que as crianças tenham um bom controle dos músculos das mãos antes de começar o ensino fundamental. Essa habilidade é, de fato, essencial para aprender a escrever e para realizar muitas atividades e trabalhos que ocorrerão durante as aulas.
Existem muitos exercícios para treinar a motricidade fina, que podem ser feitos em casa, na escola, num passeio ao ar livre… Algumas sugestões:
Outras dicas para estimular o movimento de pinça
Devido às suas características geomorfológicas o continente africano foi uma paisagem favorável para a evolução humana. ... Este processo de usar as mãos constantemente fez mais tarde que os humanos desenvolvessem o movimento de pinça que possibilitou não só segurar objetos como fabricá-los.
Significado de Hominídeo adjetivo [Zoologia] Pertencente aos Hominídeos, família dos primatas, de gênero único Homo, da qual pertence o homem e seus ancestrais.
O termo hominídeo é utilizado para descrever os humanos e os ancestrais extintos, como os Australopithecus. ... O único representante vivo é o Homo sapiens sapiens. Este grupo encontra-se dentro da ordem dos primatas.
Australopithecus afarensis é uma espécie de hominídeo extinto proposta em 1978 por Tim D. White e Donald Johanson, com base no "joelho de Johanson" encontrado por aquele antropólogo em Hadar, na Etiópia, em 1974. Os vestígios fósseis foram datados em 3,4 milhões de anos.
Hominídeos
Os Hominídeos formam uma família taxonômica dos grandes primatas, incluindo os quatro gêneros existentes: Chimpanzés (Pan) – 2 espécies. Gorilas (Gorilla) – 2 espécies. Humanos (Homo) – 1 espécie.
As principais características dos hominídeos foram : postura erecta,locomoção bípede no solo,capacidade craniana superior a de famílias aparentadas,dentes pequeno com caninos não especializados.