Em uma empresa, os ativos financeiros são os bens que ela possui. Já os passivos são as despesas feitas. Os dados dos ativos e passivos são levantados para integrar o balanço patrimonial de uma empresa. O relatório mostra a posição financeira e econômica, integrando a contabilidade da organização.
O ativo financeiro deve ser mensurado ao valor justo por meio do resultado, a menos que seja mensurado ao custo amortizado ou ao valor justo por meio de outros resultados abrangentes.
Os ativos estão representados por todos os bens e direitos que uma instituição econômica possui e que possam ser valorizados em termos monetários. ... Os ativos circulantes são: dinheiro em caixa, conta movimento em bancos, mercadorias, depósitos bancários, matéria primas e títulos.
Patrimônio, tanto no âmbito legal quanto econômico, se refere ao conjunto de bens, direitos e obrigações que tem algum valor financeiro, seja para pessoas físicas, seja para empresas. Em outras palavras, é tudo o que alguém possui e deve. Basicamente, o patrimônio é composto por duas partes: ativos e passivos.
Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações vinculado a uma pessoa ou a uma entidade. É o objeto de estudo da contabilidade.
O patrimônio empresarial não é constituído somente de imóveis, veículos e instalações. Esse conceito é muito mais amplo e precisa receber a devida atenção de gestores e empreendedores. Como patrimônio, pode-se entender também as matérias-primas, produtos em estoque, móveis, máquinas e equipamentos e até mesmo patentes.
Basicamente, o patrimônio representa o total dos Ativos e Passivos de uma empresa. De um lado, os Ativos representam Bens e Direitos; por outro lado, o Passivo representa as Obrigações. Desse modo, os três elementos do Patrimônio são representados por: Bens, Direitos e Obrigações.