Conhecida por Pirâmide de Maslow ou Teoria das necessidades humanas, o modelo sugere que nós, seres humanos, somos motivados em satisfazer cinco necessidades básicas: fisiológicas, de segurança, social, de autoestima e de realizações pessoais.
Onde existem as necessidades primárias (básicas) que são as fisiológicas e as de segurança e as necessidades secundárias, que são as sociais, estima e auto-realização.
Pirâmide de Maslow, ou hierarquia das necessidades de Maslow, é uma teoria que organiza as necessidades humanas conforme sua prioridade, das mais básicas às mais complexas. ... Por isso, a teoria hierarquiza as condições para a felicidade e oferece um panorama geral dos desejos humanos.
A base da teoria dos dois fatores de Herzberg está no ambiente externo e no trabalho do indivíduo, enquanto Maslow está embasada na teoria da motivação nas diferentes necessidades humanas, segundo Chiavenato (2006).
Quando o seu cliente compra, ele está tentando justamente preencher algum tipo de carência, real ou não. Por isso, entender as necessidades propostas por Maslow é essencial aos profissionais de marketing que queiram entender e, posteriormente, explorar os desejos que o seu produto ou serviço busca atender.
As necessidades de auto-realização são necessidades de crescimento e revelam uma tendência do ser humano em realizar plenamente o seu potencial, podendo ser expressas como o desejo do indivíduo de tornar-se sempre mais do que é e de vir a ser tudo o que pode ser (MASLOW, 1954).
Quais são as necessidades básicas do ser humano?
Henry Murray (1938), um dos primeiros a pesquisar sobre o assunto, classificou as necessidades em necessidades primárias ou viscerogênicas, que são as necessidades de natureza biológica (fome, sede, sono), e necessidades secundárias ou psicogênicas, que são necessidades que derivam de uma necessidade primária ou são ...
As necessidades necessárias incluem a liberdade, a autonomia, a auto-realização, a auto-determinação, a atividade moral, a reflexão, entre outras.
Em qualquer sociedade, os recursos ou fatores de produção (terra, trabalho e capital, tecnologia e capacidade empresarial) são escassos; contudo, as necessidades humanas são ilimitadas, e sempre se renovam.
Maslow define cinco categorias de necessidades humanas: fisiológicas, segurança, afecto, estima e as de autorrealização. Esta teoria é representada por uma pirâmide onde na base se encontram as necessidades mais básicas pois estas estão directamente relacionadas com a sobrevivência.
Os recursos produtivos, ou fatores de produção, correspondem aos elementos utilizados nos processos produtivos de todos os tipos de bens necessários à vida material. ... Assim, em linhas gerais, os principais recursos produtivos estão entre: trabalho, terra, matéria-prima, capital e capacidade de produção.
O conceito de recursos Para a economia, recursos são tudo aquilo que é produtivo, ou seja, tudo que produz algo novo e valioso para as pessoas – novos bens e serviços que precisamos ou queremos em nosso dia a dia.
Tradicionalmente, os economistas, e particularmente desde Jean Baptiste Say, os fatores de produção têm sido apontados em todo o processo produtivo como sendo: a terra (terras cultiváveis, floresta, minas, recursos naturais), trabalho (o homem) e o capital (máquinas, equipamentos, instalações).
Os Recursos Organizacionais são os vários meios que as instituições possuem para atingirem seus objetivos. ... – Os RECURSOS FISICOS OU MATERIAIS, compreendem o espaço físico, os prédios e terrenos, o processo produtivo, a tecnologia utilizada no processo de produção dos bens e serviços produzidos pela organização.
5 Recursos indispensáveis para começar um negócio
Existem basicamente 5 opções para captação de recursos: Capital próprio; Capital de amigos e familiares; Linhas de crédito bancário; Linhas de fomento e subvenção governamental; e capital de risco. A escolha por uma ou por outra forma depende em qual estágio de vida sua empresa está.
Entende-se por fonte de recursos a origem ou a procedência dos recursos que devem ser gastos com uma determinada finalidade.
FONTES DE FINANCIAMENTO DE UMA EMPRESA: QUAIS AS DEMAIS OPÇÕES DISPONÍVEIS NO MERCADO?
As principais fontes de investimentos de capital podem ser divididas em 4 grupos:
O capital empreendedor, também conhecido como capital ou investimento de risco, é uma das formas de captar recursos para realizar os planos e projetos de longo prazo do seu negócio.
As fontes de financiamento a que a maioria das pessoas recorre para iniciar uma empresa incluem as poupanças pessoais e os empréstimos bancários ou de familiares e amigos. Alguns empresários recorrem também a crédito em seu nome para ajudar a financiar o arranque do negócio. ...