É bem simples: basta adicionar os ingredientes, programar e aguardar o tempo de preparo. A maquina irá misturar os ingredientes, sovar a massa, aguardar o tempo de descanso e depois irá assar. Existem ainda algumas dicas e truques que vão facilitar ainda mais o preparo.
O único segredo é colocar os ingredientes líquidos primeiro e os secos por último, deixando sempre o fermento (em pó, químico, aquele que vem no envelopinho) por cima de tudo, sem contato com nada líquido, nem açúcar e sal, caso você queira programar a máquina para fazer o pão depois.
Conecte o plugue na tomada (compatível com a voltagem do produto). Ligue a Panificadora por 5 min na opção 12 (assar) seguindo as instruções abaixo: 1- Pressionar a tecla "CICLOS" até aparecer o nº 12 (ASSAR) no DISPLAY DIGITAL. O tempo dessa programação é de 1 hora.
Não utilizar materiais metálicos para tentar retirar o batedor pois podem danificar o batedor e a forma. Colocar água quente dentro da forma até cobrir o batedor, aguardar cerca de 15 minutos e tentar retirar o batedor com as mãos.
Ingredientes vencidos ou degradados (fermento/farinha), atenção "mesmo que esteja no prazo de validade, pode haver casos em que no armazenamento (excesso de umidade, exposição a luz solar) o ingrediente ficou comprometido." O ponto da massa não está bom.
11. Por que meu pão ficou duro e seco? ... “O que pode deixar o pão duro e seco é a falta de técnica, como não desenvolver bem o glúten na sova da massa, ou colocar pouco líquido na massa”. Entre os ingredientes que ajudam na maciez do pão é a gordura (manteiga, azeite ou óleo) e o açúcar.
Esqueça o plástico e o frigorífico, são ambos inimigos do pão. Bolsas de pano, sacos de papel, envolver o pão num pano de cozinha são tudo opções mais saudáveis para o produto. Convém que ele esteja protegido, num local seco mas com circulação de ar. Depois de embrulhado pode sempre colocá-lo numa caixa de pão.
Isso acontece porque o vapor que sai dele ainda quente entra em contato com o saco de papel ou plástico ou com o recipiente, tornando o ambiente úmido, condição ideal para o aparecimento dos fungos que causam o bolor, popularmente conhecido como mofo.
O miolo do pão se desmancha Diminuir a temperatura da água da receita. Para não correr o risco, use água gelada, você criará um retardo na fermentação, porém não correrá o risco.
Na primeira vez que você afundar a mão na massa, ela estará grudenta e difícil de juntar toda de uma vez só. Continue afundando as mãos na massa até ela parar de grudar nas mãos. Conforme você for trabalhando a massa, vá salpicando um pouco de farinha nela para ir parando de grudar nas suas mãos.
Posso colocar a massa de pão no sol para crescer? - Quora. A temperatura ideal para a fermentação, ou seja a temperatura em que demora menos tempo para se atingir o dobro do volume inicial é entre 24–27 °C. ... Na impossibilidade disto tente deixar a temperatura da massa o mais próximo deste valor.
Esse é o método mais comum de sovar massa de pão. Segure uma ponta da massa com uma mão e estique-a na bancada com a base da outra mão. Dobre a massa sobre si mesma, de volta ao ponto inicial. Vire a massa em 90º e comece novamente. Repita o processo por 10 a 15 minutos até obter uma massa lisa e elástica.
A primeira é usar a água gelada. “Assim, a massa fica consistente. Se estiver morna, o manuseio vai ativar a fermentação antes do tempo”, afirma. Em segundo lugar, é importante deixar a massa descansar por, no mínimo, duas horas, tempo necessário para o crescimento.
Deixe a massa descansar coberta por um pano úmido por 30 minutos ou até que dobre de tamanho. Faça quatro bolinhas de 130g com a massa e coloque num tabuleiro untado com um pouco de farinha. Cubra com um pano úmido e deixe descansar por mais 30 minutos para terminar a fermentação.