Apóie a ponteira da haste graduada no solo mantendo o penetrômetro na posição vertical. 2. Introduza a ponteira contra o solo pressionando verticalmente e de forma constante. Mantenha o penetrômetro sempre na posição vertical, sem apoiar a haste nas paredes do buraco formado pela ponteira no solo.
Um penetrômetro ou penetrómetro é um instrumento de controle usado qualificar e quantificar a compactação de um material (do solo por exemplo). Esse instrumento pode ser usado para fins de agricultura de precisão e/ou geologia.
A Compactação do Solo (reduzir os vazios deixando o solo mais denso) é um processo decorrente da manipulação intensiva, quando o solo perde sua porosidade, sendo, portanto, a redução do volume do solo com a expulsão de ar e que ocorre devido aos processos antrópicos.
A compactação é definida como o aumento da densidade do solo em um mesmo volume com a redução da sua porosidade. Isso ocorre quando o solo é submetido a um grande esforço ou compressão, expulsando o ar dos poros e rearranjando as partículas.
Uma das consequências mais drásticas da compactação do solo para as plantas, envolve o crescimento radicular, que é a má formação estrutural das raízes, que prejudica a absorção de nutrientes e causa a baixa produtividade das culturas em um solo compactado.
Causas da compactação do solo a necessidade de máquinas cada vez mais pesadas – visando aumentar o rendimento operacional; trânsito nas lavouras em épocas de alta umidade do solo; a mais importante: produção insuficiente de palha e ausência de rotação de culturas efetiva nos sistemas de produção.
“A compactação do solo o torna pouco poroso, e isso dificulta o desenvolvimento das raízes das plantas. Também provoca o acúmulo de adubo e outros insumos como calcário, por exemplo, na superfície, dificultando a penetração da água e das raízes” explicou Salton.
A compactação do solo é um procedimento que aumenta a densidade do terreno onde será construída uma edificação. A partir disso, é possível garantir mais resistência e estabilidade para todas as etapas posteriores de um canteiro.
O Ensaio de compactação tem como objetivo oferecer um efetivo controle da qualidade de todos os solos que foram compactados. Também conhecido como Ensaio Normal de Proctor ou AASHTO (American Association of State Highway Officials), entendê-lo permite a conclusão de um trabalho no solo de alta qualidade e segurança.
O grau de saturação do solo também (que tem marcante influência na resistência dos solos parcialmente saturados) é função da compactação. ... Porém, se o teor de umidade for muito alto, a maior energia de compactação não consegue eliminar o ar existente nos vazios do solo, e a densidade pouco se altera.
O ramo ascendente da curva de compactação é denominado ramo seco e o ramo descendente de ramo úmido. ... Já no ramo descendente, a água amortiza a compactação e a amostra passa a ter mais água que sólidos, levando a um decréscimo da massa específica aparente seca.
Para que servem? Os parâmetros retirados da curva de compactação são o γs(máx) (peso específico seco máximo) e o Wot (teor de umidade ótima) que dividem a curva em ramo seco e ramo úmido. Esses parâmetros servem para bater eles no ponto e garantir a maior estabilidade da camada.
O grau de compactação do solo (GC) foi calculado pela equação: GC = 100Ds/Dsref, em que: Ds é a densidade do solo e Dsref é a densidade do solo após a aplicação de determinada pressão em laboratório.
O método do CBR consiste na obtenção da resistência de suporte de um solo, ou seja, mede a resistência do solo quanto ao cisalhamento. Com o valor obtido no ensaio de CBR será feito uma relação com o IG (Índice de Grupo), que resultará o IS (Índice de Suporte), valor este que sofrerá uma correção.