A solução com ácido metacresolsulfônico e formaldeído à 30% foi eficaz para o tratamento da vesiculite seminal em garanhões, evitando o crescimento bacteriano de P. aeruginosa, diminuindo a porcentagem de neutrófilos no ejaculado e mantendo a qualidade seminal dos garanhões (2/3).
Uma das causas da vesiculite são as doenças sexualmente transmissíveis, como clamídia e gonorreia, que podem provocar uma aparência amarelada no esperma devido a presença de pus. Ela sempre está associada a outros sintoma como dor e ardência ao urinar e corrimento no pênis.
RESUMO: A vesiculite é um processo inflamatório das glândulas vesiculares, podendo ser unilateral ou bilateral, que acomete reprodutores. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a utilização da ultrassonografia como meio de diagnóstico precoce das alterações das vesículas seminais em touros.
A função da próstata é produzir o fluído que protege e nutre os espermatozoides no sêmen, tornando-o mais líquido. Logo atrás da próstata, estão as glândulas denominadas vesículas seminais, que produzem a maior parte do líquido para o sêmen.
As causas mais frequentes de sangue no sêmen são pequenas pancadas ou inflamações no sistema reprodutor masculino, no entanto, o sangramento também pode surgir devido a exames médicos, como a biópsia da próstata, ou problemas mais graves, como doenças sexualmente transmissíveis ou câncer, por exemplo.
O sêmen, também conhecido por esperma, é um líquido viscoso e esbranquiçado que é composto por diferentes secreções, produzidas nas estruturas do aparelho genital masculino, que se misturam no momento da ejaculação.
Quando ocorre uma ejaculação, os espermatozoides são transportados para as vesículas seminais e próstata onde recebem um líquido esbranquiçado, formando o sêmen.
O sémen é um líquido corporal que seja segregado pelas gónada dos animais masculinos. Contem os espermatozóides e a fructose e as outras enzimas que ajudam o esperma a sobreviver e facilitar à fecundação bem sucedida.
Os remédios para engravidar, como Clomid e Gonadotropina, podem ser indicados pelo médico ginecologista ou urologista com especialidade em fertilidade quando o homem ou a mulher possuem alguma dificuldade para engravidar devido a alterações nos espermatozóides ou na ovulação, após 1 ano de tentativas.