Racionalização de Denominadores com uma Raiz Quadrada Racionalizar uma fração com raiz quadrada no denominador é o caso mais simples. Nesse caso, dizemos que √2 é o fator racionalizante da fração. De acordo com a propriedade de radiciação, eliminamos a raiz quadrada multiplicando a raiz por ela mesma, pois √2 . √2 = 2.
Quando multiplicamos o denominador e o numerador de uma fração por um mesmo número, obtemos uma fração equivalente, ou seja, frações que representam um mesmo valor. Sendo assim, racionalizar consiste em multiplicar o denominador e o numerador por um mesmo número. O número escolhido para isso é chamado de conjugado.
Suponhamos que a soma de raízes √3 + √2 apareça no denominador de uma fração. Para resolvermos tal situação multiplicamos o numerador e o denominador por √3 – √2, pois realizando tal procedimento estamos simplesmente fazendo referência à regra do produto notável, multiplicação da soma pela diferença.
A racionalização de denominadores é um processo utilizado para eliminar os radicais dos denominadores das frações sem alterar o valor inicial das frações como um todo. Ao racionalizar um denominador, transformamos o seu valor irracional em um valor racional.
A racionalização de denominadores simplifica a execução dos cálculos, tornando-os mais rápidos de efetuar. A seguir são apresentados alguns exemplos de como racionalizar denominadores.
1 Tornar algo mais racional: É uma pessoa que racionaliza todos os seus sentimentos. 2 Procurar entender ou explicar algo de modo racional ou coerente: Racionalizar o comportamento de um criminoso é quase impossível.
Regionalizar é dividir ou classificar o espaço geográfico a partir de critérios específicos. Assim sendo, eu posso classificar qualquer porção do espaço em várias áreas conforme uma característica que eu tenha escolhido antes. ... Por exemplo: vou regionalizar a área da minha casa.
Recalque e sublimação são assim os dois processos psíquicos de que lançamos mão para dominar os instintos egoístas do id. ... Em relação ao recalque, o superego é o encarregado de realizar esse trabalho. É ele que faz a seleção e a repressão de nossos impulsos instintivos.
A repressão é um mecanismo mental inconsciente, pelo qual as ideias ou os impulsos indesejáveis e inaceitáveis para a consciência são suprimidos por ela e impedidos de entrar no estado consciente. Para Freud os sintomas histéricos têm origem em alguma antiga repressão. ...