Solicitar Certidão por Tempo de Contribuição.
Se tiver que ser solicitada perante o INSS, o requerimento é feito tanto por meio do sistema do Meu INSS, quanto pelo INSS Digital. Há a possibilidade de o próprio servidor requerer diretamente a CTC no Meu INSS, como também ser auxiliado por seu procurador.
Qual é esse prazo? A Lei 9.
Em caso de dúvidas, ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 07:00 às 22:00 (horário de Brasília).
Para requerer a contagem recíproca, o servidor público deve solicitar junto ao INSS a Certidão de Tempo de Contribuição (CTC), um documento que comprova todo o período trabalhado na iniciativa privada. Depois, é só averbar esse tempo no setor de Recursos Humanos do órgão público onde trabalha.
A averbação deve ser solicitada diretamente no INSS, de preferência, antes mesmo de requerer a aposentadoria, pois assim, o trabalhador consegue se planejar para se aposentar e também já colher as provas necessárias para a averbação.
Podemos citar como exemplo aquele servidor público que antes de ser aprovado em concurso passa 15 anos na iniciativa privada contribuindo para o INSS, e após 20 anos de contribuição ao RPPS, poderá requerer a aposentadoria, averbando no RPPS os 15 anos de contribuição do INSS, totalizando assim 35 anos de contribuição.
A averbação de tempo de serviço/contribuição é o registro nos assentamentos funcionais dos períodos prestados a órgão ou entidade de natureza pública ou privada, sendo considerada para concessão de benefícios (aposentadoria, disponibilidade, licença prêmio, licença capacitação e adicional de tempo de serviço, ...
A mesma regra valerá para os PMs e bombeiros, que atualmente têm de cumprir os 30 anos de serviço, como ocorre na maioria dos estados e no Distrito Federal. Mas o relator Vinicius Carvalho concordou em amenizar essas regras de transição desse grupo, e será possível averbar até cinco anos de serviço anterior.
Primeiramente, o interessado deve se dirigir à Junta Militar e solicitar uma Certidão que comprove a prestação do serviço militar. Nela constará onde o serviço foi prestado e, principalmente, a data de início e de fim do serviço.
Para que o policial ou bombeiro militar solicite a averbação de tempo de serviço do Regime Geral, o servidor deve ir até uma agência da Previdência Social. Lá, é necessário solicitar uma Certidão de Tempo de Contribuição.
Se já foi identificado pelo Serviço de Identificação do Exército, verifique a data da emissão de sua última Carteira de Identidade e em qual Região Militar ela foi emitida, e consulte a data da entrada em operação do sistema num Gabinete de Identificação Regional ou Posto de Identificação.
Qual o prazo para fazer o Alistamento Militar 2021? As inscrições para o alistamento no Serviço Militar para jovens que completam 18 anos em 2021, estarão abertas entre 1 de janeiro até 30 de junho de 2021.
Para entrar no Exército Para estar apto a ele é preciso que o candidato tenha altura mínima de 1,60 para homem e 1,55 para mulher, além de ser brasileiro nato ou naturalizado. Com o ensino médio é possível se candidatar às seguintes instituições do Exército: Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx);
Para participar, é preciso ter nível superior em Medicina e pagar R$ 130,00 como taxa de inscrição.
O concurso EsPCEx 2021/2022 está por vir! ... Devido a pandemia, o Concurso EsPCEX 2020 só será concluído no ano que vem. Atualmente, não existe uma previsão de novos concursos para 2021. As provas aconteceram em setembro de 2020, com a divulgação dos candidatos aprovados em novembro do mesmo ano.