EQST

Como So Os Musgos?

Como são os musgos?

Os musgos são plantas pequenas e sem sementes que normalmente se desenvolvem em locais úmidos e sombreados. ... Eles pertencem ao grupo de plantas chamadas briófitas. Os musgos são plantas que se desenvolvem em locais úmidos e sombreados. Muitos tipos parecem formar tapetes verdes no chão das florestas.

Quais são as principais características dos musgo?

Os musgos constituem a maior parte das plantas briófitas. São plantas de pequeno porte e de estrutura simples, eles não apresentam vasos condutores, flores e sementes. Os musgos podem ser encontrados em quase todas as partes do mundo, até mesmo nas regiões congeladas.

Como podemos classificar os musgos?

Os musgos, geralmente referidos na literatura científica por «briófitos», nas modernas classificações pertencem à superdivisão Bryophyta sensu lato, juntamente com outros dois filos, Marchantiophyta (as hepáticas) e Anthocerophyta (os antóceros), com os quais apresentam semelhanças morfológicas.

Por que musgos não são classificados como plantas vasculares?

Por não apresentarem um sistema vascular, a água e outras substâncias (como os produtos da fotossíntese) passam de célula a célula até atingir a planta toda. ... Os termos folhas, caule e raiz não podem ser aplicados para essas plantas, já que são utilizados para as plantas vasculares.

Como é feito o musgo?

Pertencente ao grupo das briófitas, o musgo é uma pequena planta que não possui caule ou raízes, razão pela qual ele é facilmente aplicável em vasos e arranjos. Além de servir de ornamento, ele ainda ajuda a manter a umidade da terra, diminuindo a quantidade de regas necessárias.

Como se formam os esporos no musgo?

Os esporos são formados por meiose em uma estrutura conhecida como cápsula, que corresponde ao esporângio. Logo, os esporos são haploides (n). Com a abertura da cápsula ocorre a liberação dos esporos, que germinam ao caírem no solo, originando o gametófito.

Qual Filo pertence o musgo?

As briófitas são divididas em três filos: Hepatophyta (as hepáticas), Anthocerophyta (os antóceros) e Bryophyta (os musgos). Como ocorre em todas as plantas, as briófitas também apresentam em seu ciclo de vida uma alternância de gerações.

Como as pteridófitas são classificadas?

Pteridófitas atuais estão agrupadas em dois filos: Lycopodiophyta e Monilophyta. Diferem-se das briófitas por serem vasculares, apresentarem raiz, caule e folhas e possuírem a fase esporofítica como dominante.

Qual é a classificação das gimnospermas?

Atualmente podemos classificar as gimnospermas em quatro divisões principais: Coniferophyta, Cycadophyta, Gnetophyta e Ginkgophyta. Entre essas divisões, a que mais se destaca é a Coniferophyta, grupo também chamado de coníferas e que inclui plantas como pinheiros e ciprestes.

Qual o motivo do pequeno porte dos musgos?

Por não apresentarem um sistema vascular, a água e outras substâncias (como os produtos da fotossíntese) passam de célula a célula até atingir a planta toda. Esse é um processo lento, por isso os musgos acabam sendo plantas de porte pequeno.

Qual a razão pela qual as briófitas são plantas pequenas?

Essas plantas são consideradas de pequeno porte, pois a ausência de vasos condutores impossibilita o transporte de nutrientes a distâncias mais longas e, consequentemente, impossibilitando o seu desenvolvimento. Além disso, as briófitas possuem o corpo com muitas curvas, impedindo a sua sustentabilidade.

Qual é o nome do ciclo reprodutivo das briófitas?

O ciclo de vida das briófitas é caracterizado pela alternância de gerações, isto é, apresenta uma fase gametofítica (que produz gametas) e uma fase esporofítica (que produz esporos). A fase gametofítica é mais desenvolvida e duradoura no ciclo de vida dessas plantas e caracteriza-se por ser uma fase haploide.

Como ocorre a reprodução das briófitas e das pteridófitas?

Reprodução: As pteridófitas, como as briófitas, se reproduzem por meio de um ciclo que apresenta uma fase assexuada e outra sexuada. ... O prótalo é uma planta sexuada, produtora de gametas; por isso, ele representa a fase chamada de gametófito. No prótalo, formam-se os anterozóides e as oosferas.

O que é musgo para que serve?

Pertencente ao grupo das briófitas, o musgo é uma pequena planta que não possui caule ou raízes, razão pela qual ele é facilmente aplicável em vasos e arranjos. Além de servir de ornamento, ele ainda ajuda a manter a umidade da terra, diminuindo a quantidade de regas necessárias.