Cidades Industriais correspondem àqueles municípios que concentram um grande número de indústrias, tendo essa como principal atividade geradora de receita, nesse caso podemos exemplificar a cidade de São Bernardo do Campo que abriga um parque industrial e atua na produção de automóveis, além de várias outras no Brasil ...
Os municípios do Grande ABC como Santo André, São Bernardo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra também são de grande importância industrial para o Brasil. Osasco, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Suzano não ficam atrás, tendo grande destaque como pólos industriais.
As cidades não eram bem desenvolvidas e a sociedade não era dividida como burguesia e proletariado,na verdade existiam mais campos do que cidades, porém com o desenvolver dessa revolução a industria foi surgindo e a cidade foi se moldando com o estilo da época.
Indústrias novas que se instalaram por lá em busca de novas infraestruturas e incentivos fiscais. O mesmo ocorreu na região Norte", completa Monteiro. As regiões Sudeste e Sul continuam como os grandes polos industriais brasileiros, com 73% das AIRs - total de 160 - no país até 2015.
Região Nordeste – as maiores concentrações industriais estão em suas regiões metropolitanas: Salvador, Recife e Fortaleza; Região Norte – é pouco industrializada destacando-se a Zona Franca de Manaus e a Região de Belém; Região Centro-Oeste – possui um modesto setor industrial sem a formação de grandes centros.
Região Sudeste
As principais regiões industriais são Belém e Manaus. Na Amazônia não acontece como no Centro-sul do país, a criação de áreas industriais de grandes dimensões.
O Sudeste é a região que concentra a maioria das indústrias nacionais, com destaque para o estado de São Paulo, o mais industrializado, rico e também o maior mercado consumidor do Brasil.
Os principais fatores que influenciam na localização das indústrias são o seu escoamento, facilidade para a chegada e saida de materia prima e produtos, além de ser proxima de fontes de água e energia para qu tenha um menor gasto com intalação e outros procedimentos.
Existem vários tipos de indústria, o processo da atividade industrial é classificado conforme seu foco de atuação. ... Essa atividade é classificada conforme seu foco de atuação, sendo ramificada em três grandes conjuntos: indústrias de bens de produção, indústrias de bens intermediários e indústrias de bens de consumo.
A Indústria moderna é aquela que surgiu primeiramente na Inglaterra (Europa), que ocorreu durante a Revolução Industrial do século XVIII.
As origens industriais no Brasil datam do início do século XIX através de oficinas de trabalho. Os estabelecimentos surgiram em sua maioria no Sudeste brasileiro (sobretudo nas províncias do Rio de Janeiro, Minas Gerais e, mais tarde, em São Paulo), mas também no Nordeste do país (em Pernambuco e na Bahia).
A Inglaterra foi a pioneira da Revolução Industrial por causa de fatores, como: posição geográfica, acúmulo de capital, política de cercamentos, entre outros. A principal característica da Primeira Revolução Industrial é a substituição da manufatura pela maquinofatura.
A Revolução Industrial foi um processo de grandes transformações econômico-sociais que começou na Inglaterra no século XVIII. O modo de produção industrial se espalhou por grande parte do hemisfério norte durante todo o século XIX e início do século XX.
Terceiro período (1930-1956): a "revolução industrial" Essa mão de obra era formada no Rio de Janeiro e em São Paulo, em função do êxodo rural (decadência cafeeira) e dos movimentos migratórios de nordestinos. Vargas investiu forte na criação da infraestrutura industrial: indústria de base e energia.