Pois então aprenda agora mesmo a conquistar sua independência emocional e seja feliz especialmente consigo mesmo!
O amor maduro dá sem esperar nada em troca. A pessoa dependente emocional, ao contrário, concentra-se no modo como o parceiro a deixa feliz, estabelece um relacionamento egoísta porque se entrega, mas apenas para receber algo em troca.
Causas da dependência emocional Uma pessoa que é emocionalmente dependente sente muito medo de errar e ser rejeitada por seus erros. ... O excesso de cuidados acaba sendo projetado na vida adulta, e a tendência é que a pessoa dependa dos outros para reconhecer suas virtudes e para realizar suas tarefas.
No mundo adulto, a Independência Emocional significa: você dono e responsável pelos seus próprios sentimentos.
O que é dependência emocional? A dependência emocional caracteriza-se pelo apego excessivo a outra pessoa. Esta pode ser um cônjuge, um parente ou um amigo. Todavia, é mais comum ver esse tipo de dinâmica em relacionamentos amorosos, onde são investidas mais emoções e sentimentos.
A codependência é um transtorno emocional que caracteriza-se por uma dependência excessiva de um indivíduo em relação a outro. Pode-se dizer também que é uma prisão, onde o individuo suporta qualquer tipo de comportamento e suas consequências, sem perceber que está abrindo mão de sua própria vida e de seus sonhos.
Os fatores de risco da dependência química podem ser divididos em três grandes grupos: biológicos, psicológicos e sociais.
O amor é apaixonado; o apego é apático. ... O amor é libertador; o apego é possessivo. Quando ama não precisa ver a outra pessoa para se sentir seguro, nem estar com ela para perceber como se sente. E não se questiona a toda a hora o que é que a outra pessoa está fazendo e com quem, como acontece com o apego.
15 sinais para descobrir se alguém é o amor da sua vida
Portanto, a seguir, propomos refletir sobre estas 5 chaves básicas que podem ajudá-lo a construir um relacionamento mais satisfatório, duradouro e feliz.
Se apegar a alguém é querer agradar com algum pequeno gesto no meio da rotina, mesmo que este gesto pare somente na vontade, tipo passar por uma bomboniere e querer comprar um doce que aquele alguém gosta, mesmo sem ver esse alguém nas próximas horas.
1 Sentir ou fazer sentir apego; afeiçoar(-se), dedicar(-se): A busca de conhecimentos apegou-o a pesquisas.
Diminuindo os sentimentos. Pense nos defeitos da pessoa. Uma boa maneira de começar a deixar de gostar de alguém é mudar a imagem mental que se tem dela. Embora todo mundo tenha defeitos, é possível que você não tenha sido capaz de enxergá-los na pessoa de quem gosta, pelo fato de tê-la endeusado em sua mente.
Desapegar exige amadurecimento emocional, por isso pode ser uma tarefa difícil de ser compreendida e vivenciada. Dependendo do que se está em jogo emocionalmente, pode doer e muito, principalmente se o ato do desapego representar a perda de si mesmo (valores, sentimento de existir, de possuir, de ser feliz ou outros).
Desapegar é um exercício que podemos fazer aos poucos e ir deixando a vida mais leve. Tem uma relação direta com o desenvolvimento da nossa capacidade de abrir mão do que não nos faz bem, de um passado que revisitado traz mágoas, de objetos, pessoas, ideias e situações.
Se desfazer de objetos, peças de roupa e etc. além de abrir espaço para o novo, dá a sensação de mudança e renovação no ambiente, sem contar que tudo isso que não serve mais para você, pode servir para outra pessoa.
Organizando o guarda-roupa para separar as peças Um dos primeiros passos para separar roupas para doação é organizar o seu armário. Com isso, você consegue visualizar o que ainda usa e o que pode passar para outra pessoa. Além disso, no final, você ainda deixa tudo arrumadinho.
Você é um acumulador? 8 dicas para desapegar de coisas velhas após uma limpa no armário
Confira as cinco dicas que listei de como se tornar uma pessoa desapegada de coisas materiais que não acrescentam nada a você como ser humano.
A regra prática do descarte é a seguinte: você deve doar (ou jogar no lixo, dependendo do estado) tudo o que não usou nos últimos dois anos. A exceção desta regra são roupas de esqui, casacões de frio que você só usa em invernos rigorosos de outros países, etc.
Roupas e brinquedos
Guarda-roupa funcional:Seja seletiva com o que compra