Escolha livros que sejam adequados à faixa etária da sua turma. Consulte sites, anote sugestões dos colegas, leia antes o que você vai explorar na roda de leitura. Para os alunos em processo de alfabetização, o texto deve estar escrito em letra de imprensa em caixa alta.
Muito mais do que decodificar letras, palavras e frases, ler é compreender um discurso, seja ele oral ou escrito. A compreensão leitora está ligada à capacidade de se interpretar, atribuir sentido e alcançar a clareza sobre as informações que aquele conjunto de ideias apresenta ao interlocutor.
Percebe-se ainda, que para a formação de bons leitores, o ambiente familiar é de fundamental importância, é neste que a educação se inicia, se os pais são bons leitores, proporcionarão aos filhos o gosto pela leitura e o hábito de ler, tornando o espaço em família facilitador do processo.
Para poder falarmos sobre o que é ler e escrever, devemos entender o que é: Codificar o Criar um código, a escrita em si Decodificar é Compreender, a leitura em si. ... Deve-se entender que a escrita tem como objetivo a leitura, que tem como objetivo a fala.
Não é tão difícil assim. O primeiro passo para se compreender um texto em outra língua é observar toda sua estrutura: títulos, subtítulos, pistas tipográficas – datas, números, gráficos, figuras, fotografias, palavras em negrito ou itálico, cabeçalhos, referências bibliográficas, reticências...
As principais técnicas são: a identificação de cognatos, de palavras repetidas e de pistas tipográficas. ... Ao lermos um texto vamos,ainda, apurar a idéia geral do texto (general comprehension) e utilizar duas outras técnicas bastante úteis: skimming e scanning.
Scanning e Skimming podem ser boas técnicas para isso. De fato, o realmente importa não é o nome da técnica a usar, mas se você tem o hábito de se concentrar em palavras-chaves. ... O objetivo é viabilizar a sua leitura e o entendimento mesmo que você não conheça todas as palavras do texto que está lendo em Inglês.
Atualmente, duas estratégias de leitura em inglês se destacam por evidenciar maior eficácia na identificação e compreensão do conteúdo lido. Essas duas metodologias são chamadas de skimming e scanning, e são aplicadas em diferentes situações de acordo com objetivo final do leitor.
Recursos visuais empregados nos textos para chamar a atenção do leitor, tais como: números, palavras em negrito, itálico, ou sublinhado, símbolos, letras, maiúsculas, títulos, gráficos, tabelas...
As marcas tipográficas podem ajudar na compreensão de um texto porque elas são elementos que transmitem informações, que nem sempre são palavras em si; as marcas tipográficas podem ser parte do aspecto visual que facilita a leitura.
Tipografia, na nomenclatura correta, é a impressão dos tipos (como são conhecidas as fontes). Porém, como a maior parte da escrita hoje é feita digitalmente, esse significado caiu em desuso e passou a abranger todo o estudo, criação e aplicação dos caracteres, estilos, formatos e arranjos visuais das palavras.