Mude os móveis de lugar. Quando o problema for o barulho da rua ou de um vizinho, mudar os móveis de lugar pode ajudar a diminuir o som que entra na casa. Colocar mais móveis no quarto também pode abafar o som, enquanto mudá-los de lugar é útil para afastar a cama da fonte do ruído.
Os psicólogos afirmam que existe uma clara relação entre o barulho de fundo e o estresse. Para combatê-lo, alguns especialistas recomendam usar tampões nos ouvidos, organizar o trabalho de maneira que não coincida com as horas em que o barulho é mais intenso, isolar o espaço que usamos e fazer um descanso.
Afinal, dá pra estudar com barulho?
Substituição e revestimento Se o barulho for externo, a vedação de janelas pode ser eficaz. A dica é trocar todas por caixilhos acústicos. Você encontra no mercado opções de PVC ou alumínio, com vidros duplos ou triplos que barram o ruído. Portas de madeira maciça também proporcionam isolamento acústico.
Descubra como isolar o barulho da rua
A dica principal para minimizar o efeito dos sons graves é colocar pedaços de madeira compensada a uns 10 centímetros (no máximo) da parede do quarto. Entre a parede e a madeira, se possível, coloque lã de rocha. Esse material ajuda a amortecer as vibrações e a absorver o som.
A mais aconselhável é usar uma lã de vidro ou de rocha. Uma manta feita de fibras que funciona muito bem como isolante térmico e acústico. O processo é simples, a manta fica entre a parede e um acabamento é feito com gesso, para que a parede volte para o aspecto normal.
Sobre a questão específica do barulho, a construção de uma nova parede em drywall com isolante acústico (lã de rocha ou espuma acústica, por exemplo), resolve na maioria dos casos. Além disso, a presença de cortinas, tapetes, forros em gesso e mobiliário ajuda a minimizar a questão.